Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
integração com a sociedade

Militares da Reserva passam por atualização de conhecimentos em todo o Brasil

Acessos: 302

Boa Vista (RR) – Durante o mês de dezembro, em quartéis de todo o Brasil, são realizados os Exercícios de Apresentação da Reserva, atividade que mobiliza militares que concluíram os treinamentos e deixaram o serviço ativo nos últimos cinco anos. Na fronteira norte, o 1º Batalhão Logístico de Selva mobilizou dezenas de reservistas para avaliar o seu estado de prontidão e para promover a atualização dos conhecimentos e técnicas adquiridos durante o Curso de Formação do Combatente Básico.

Os militares retornaram ao Batalhão, onde foram reunidos em uma formatura geral, no dia 14 de dezembro. Em seguida, participaram de oficinas de atualização de conhecimentos. Os combatentes se familiarizaram como o novo fuzil de assalto IMBEL 5,56 IA2, adotado pelo Batalhão a partir de 2022. Muitos desses militares haviam conduzido suas atividades operacionais com o modelo anterior, o Fuzil Calibre 7,62 Parafal. Eles aprenderam sobre os componentes, funcionamento e rotinas de manutenção e desmontagem do novo armamento.

Também foram realizadas instruções acerca da Viatura Blindada Guarani 6x6 e de suas características. Foram abordadas as suas especificidades de transporte e de combate, bem como as suas normas de segurança e rotinas de manutenção. Com a transformação do 12º Esquadrão de cavalaria Mecanizado em 18º Regimento de Cavalaria Mecanizado, mais viaturas blindadas estão chegando à Guarnição de Boa Vista. Isso aumenta a demanda por especialistas na operação e manutenção dessas viaturas, sendo fundamental que militares da ativa e da reserva estejam familiarizados com as características e possibilidades de emprego da viatura.

O Comandante do Batalhão, Coronel Flavio Caúla Américo dos Reis, enfatizou a importância da mobilização. “O Exercício de Apresentação da Reserva é crucial para a prontidão das Forças Armadas, proporcionando uma oportunidade valiosa para os militares da reserva demonstrarem comprometimento e preparo. Participar do exercício permite que os reservistas atualizem habilidades, fortaleçam laços de camaradagem e testem protocolos de mobilização. A atividade contribui significativamente para a prontidão diante dos desafios, assegurando a paz e a segurança na região do extremo norte do país.” 

A mobilização encerrou-se com uma confraternização entre os membros da ativa e da reserva do Batalhão, fortalecendo a coesão e os laços de camaradagem.

Exercício de Apresentação da Reserva

Em consonância com o Dia do Reservista, ocorre anualmente, no período de 9 a 16 de dezembro, o Exercício de Apresentação da Reserva (EXAR). Sob a autoridade convocatória do Comandante do Exército, o Exercício reúne reservistas que deixaram o serviço ativo nos últimos cinco anos, que retornam à caserna e reafirmam os laços afetivos com a Força Terrestre. É a atividade que, além de comemorar o aniversário de Olavo Bilac, patrono do Serviço Militar Obrigatório, ratifica a convocação, avalia a mobilização, atualiza informações, cultiva o espírito cívico e consolida a camaradagem entre o pessoal da ativa e da reserva.

registrado em:
Fim do conteúdo da página