Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
integração

Militares da Guarnição de Manaus e das forças auxiliares participam da Páscoa dos Militares

Acessos: 148

Manaus (AM) - Cerca de dois mil militares do Comando Militar da Amazônia (CMA) da Guarnição de Manaus, da Marinha do Brasil, da Força Aérea e das Forças Auxiliares do Amazonas participaram, ontem, 23 de maio, da Páscoa dos Militares. A celebração religiosa, tradicionalmente realizada nessa época com autorização da Igreja, remonta à Segunda Guerra Mundial, quando os militares brasileiros da Força Expedicionária Brasileira (FEB) estavam em combate durante o período da Páscoa e, ao retornarem ao Brasil, comemoraram a festividade em uma data posterior. Nesse mesmo dia, todos os militares brasileiros, dedicam o tempo para o momento de agradecimento pascoal. Em Manaus, a celebração incluiu encontros nos segmentos católico, evangélico e espírita.

Com a presença do arcebispo Ordinário Militar, Dom Marcony, o Santuário de São José Operário, no bairro da Praça 14, foi o local do encontro dos militares católicos. A celebração, autorizada pela igreja católica, segue todo o rito celebrado na Páscoa. As leituras da palavra e toda a liturgia é do dia de Páscoa. 

Antes da acolhida inicial, como tradição desde a primeira missa de Páscoa dos Militares, a celebração recebe o principal símbolo da Pátria, a Bandeira do Brasil, seguido da execução do Hino Nacional. Durante a solenidade, Dom Marcony destacou a importância de celebrarmos a páscoa no dia a dia. "Celebrar a páscoa é manter Cristo em nossas vidas. Cada um dos que doam a vida em serviço da Pátria, testemunha o próprio Cristo na missão. Nesse dia, em especial, gostaria de lembrar e pedir orações por todos os militares que estão em missão diuturnamente no Rio Grande do Sul, doando a vida para o outro", destacou.

Durante a reflexão da liturgia da palavra proclamada na celebração, o arcebispo militar explanou a gratidão por ser o pastor que acompanha e testemunha a presença viva de Cristo nos militares diante do discernimento e cumprimento das missões, seguindo sempre a vontade de Jesus. Por fim, Dom Marcony destacou a importância da leitura diária da Bíblia Sagrada para iluminar a jornada e caminhada de cada soldado.

Evangélico

O culto Evangélico reuniu cerca de 750 militares na Igreja Presbiteriana de Manaus Pedras Vivas (IPManaus), na zona centro-sul de Manaus. Após a leitura inicial do Salmo 114 pelo Pastor Idenilson da Polícia Militar do Amazonas, a congregação se uniu em louvores como "Porque Ele Vive". Em seguida, o Capelão Pastor Fanuel, da Marinha, trouxe sua mensagem através da leitura bíblica do livro de João, aprofundando o significado da Páscoa e sua importância.

Músicos da IPManaus apresentaram louvores especiais e junto com músicos da banda de música do CMA, da Orquestra Davi e da Secretaria de Estado de Cultura. O pastor Abias do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas também levou sua mensagem, destacando a importância do sacrifício de Jesus Cristo e seu significado para a Páscoa. O Capelão Marcos Paulo, do CMA, conduziu todo o culto e fez a leitura no livro de Números e destacou a importância da "Celebração da Páscoa".

Reunião Espírita

A Reunião Espírita foi realizada no auditório do 2º Grupamento de Engenharia como um congraçamento espiritual e social para a família militar durante a celebração da Páscoa dos Militares. O evento contou com a presença de representantes da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira e Forças Auxiliares. O Comandante do VII COMAR, Major Brigadeiro do Ar Ramiro, prestigiou a ocasião que proporcionou momentos de reflexão e espiritualidade aos participantes.

Durante a reunião, o Coronel Veterano Luciano, membro da Cruzada dos Militares Espíritas (CME), destacou em sua mensagem a importância do espírito eterno que habita em cada ser humano. Ele enfatizou o valor do aperfeiçoamento moral incentivando os presentes a refletirem sobre sua condição atual como cristãos.

 




registrado em:
Fim do conteúdo da página