Coesão
Militar do Parque Regional de Manutenção desenvolve método de recuperação de antenas de rádio
Manaus, AM – O 2º Sargento Lopes Teixeira, do Parque Regional de Manutenção da 12ª Região Militar (PqRMnt/12) , desenvolveu um método inovador para a recuperação de antenas flexíveis dos rádios Motorola, modelos XTS 1500 e 2250. Através de um processo simples e de baixo custo, é possível recuperar antenas danificadas pelo manuseio e pelas intempéries do ambiente amazônico, marcado por forte calor e umidade.
Utilizando um tubo de polímero para revestimento, que é ajustado e aquecido, o sargento obteve resultados satisfatórios, permitindo a reutilização dos equipamentos nas atividades militares. Segundo ele, "o custo total para a recuperação de 125 antenas danificadas equivale ao valor de uma antena nova para reposição".
Esses rádios VHF são amplamente utilizados na área do Comando Militar da Amazônia, em operações, exercícios e serviços diários. A recuperação das antenas contribui sobremodo para manter a operacionalidade das comunicações na Força Terrestre.
O processo já está sendo realizado no Pelotão de Manutenção de Equipamentos Eletrônicos do Parque Regional de Manutenção da 12ª Região Militar. A iniciativa visa reduzir a demanda futura por reposição de antenas e mantém vívido e elevado o lema dessa Organização Militar: "Na Selva, a Manutenção!".
Exército Presente, Amazônia Protegida!
registrado em:
Notícias
Mídias Sociais meio