GVA: Operação das Forças Armadas, em coordenação com o TRE-AM contribuiu para sucesso do 2º turno em Manaus
As Forças Armadas mobilizaram cerca de 1.800 militares para garantir a votação no 2° Turno em Manaus, a partir do dia 26 de outubro. Essa operação, conhecida como Garantia da Votação e Apuração (GVA), envolveu a Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira, com o uso de 119 viaturas, 7 embarcações e 1 aeronave, atuando em 229 dos 470 locais de votação em Manaus.
Ativada pela Portaria do Ministério da Defesa nº 4462, de 18 de setembro de 2024, a operação, realizada em colaboração com o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), assegurou a segurança dos locais de votação desde sábado até a conclusão do pleito no domingo (27).
A presença das Forças Armadas foi fundamental para garantir que todos os mais de 1,4 milhão de eleitores, incluindo aqueles de regiões mais afastadas, pudessem exercer seu direito ao voto sem quaisquer problemas.
No primeiro turno, mais de 5.600 militares também atuaram com sucesso em 63 municípios da Amazônia Ocidental, superando desafios logísticos impostos pela maior seca da história na região. A sinergia entre as três forças foi crucial para assegurar que os moradores mais isolados tivessem a oportunidade de votar.
A atuação das Forças Armadas na operação GVA foi classificada como bem sucedida pelo Comandante Militar da Amazônia, General de Exército Costa Neves, que reafirmou o compromisso com a democracia e a segurança das eleições. “Este tem sido o nosso dever, garantir que o pleito eleitoral fosse realizado e que todos, incluindo moradores das comunidades mais remotas votassem, e chegamos ao fim dos dois turnos com a certeza do trabalho concluído com sucesso”, finalizou.
Mídias Sociais meio