Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
CREDIBILIDADE

Guerreiros de Selva se preparam para desdobramento internacional

Acessos: 288

No período de 7 a 18 de agosto, o Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) conduziu o Estágio de Preparação das Equipes Móveis de Treinamento em Operações na Selva (EMT Op Sl) da Missão das Nações Unidas para a Estabilização da República Democrática do Congo (MONUSCO) e do Malawi.

O Estágio contou com a participação de 13 (treze) militares do Exército Brasileiro (EB), da Marinha do Brasil (MB) e da Força Aérea Brasileira (FAB) da EMT MONUSCO e 6 (seis) militares do EB da EMT Malawi, e teve por objetivo desenvolver técnicas, táticas e procedimentos (TTP) de Operações de Paz em ambiente de selva, aumentando a operacionalidade dessas equipes nesse assunto. Essas equipes serão desdobradas no Malawi e na República Democrática do Congo (RDC), a partir de agosto e de novembro, respectivamente.

A Organização das Nações Unidas (ONU) demanda a preparação da tropa que irá ser desdobrada em missões sob sua égide, de maneira que esses efetivos estejam preparados para as dificuldades das ações militares nas diversas tarefas inerentes às Operações de Paz. As Forças de Defesa do Malawi (MDF, sigla em inglês) recebem ajuda do Exército Britânico e do GPOI (Global Peace Operation Iniciative, em inglês), órgão do governo dos Estados Unidos da América (EUA), nessa fase preparatória para a missão. A missão da EMT brasileira será acompanhar, como observadores assessores, o treinamento de preparação para desdobramento do Batalhão do Exército do Malawi na MONUSCO, dentro do escopo pertinente às Operações na Selva.

No caso da EMT MONUSCO, existente desde 2019, a missão será preparar tropas de diferentes países que integram a missão da ONU para as operações na selva, projetando o CIGS e o Exército Brasileiro no cenário militar internacional.

A atividade denota a competência dos militares brasileiros e corrobora o guerreiro de selva brasileiro como referência mundial na Guerra na Selva, por meio de sua eficiência operacional e da sua capacidade de atuar com tropas congêneres de nações amigas.

Imagens: Sd Thiago e Sd Paz - Com Soc CIGS

registrado em:
Fim do conteúdo da página