Garimpeiros se rendem após ação das Forças Armadas em Homoxi
10 garimpeiros ilegais foram recolhidos sem confronto
As Forças Armadas, em operação interagências com as agências e os Órgãos de Segurança Pública (OSP), transportaram, nesta segunda-feira (24), mais dez garimpeiros ilegais, de Homoxi, na Terra Indígena Yanomami (TIY), para a Base Aérea de Boa Vista (BABV).
No domingo (23), por volta das 12h, 4 pessoas, sendo 2 homens e 2 mulheres, solicitaram ajuda por não terem condições de seguir outros garimpeiros em fuga, após ação realizada na área.
Na segunda-feira (24), por volta das 10h, mais 6 pessoas se dirigiram à base da Operação Homoxi e se renderam, totalizando 10 prisões.
Os detidos informaram ainda que, após a última ação das Forças Armadas, não restou garimpos ativos na região.
Os 10 garimpeiros foram detidos e transportados para a Base Aérea de Boa Vista (BABV) em 2 aeronaves C-98 (Caravan). Em seguida, foram levados para a sede da Polícia Federal (PF) em Boa Vista.
Desde o início deste ano, as Forças Armadas apoiaram e efetuaram a prisão e o transporte de 87 garimpeiros ilegais da TIY para Boa Vista.
A Operação Ágata Fronteira Norte é um trabalho coordenado entre as Forças Armadas, as agências e os OSP, de acordo com o Decreto nº 11.405, de 30 de janeiro de 2023, alterado pelo Decreto nº 11.575, de 21 de junho de 2023.
Mídias Sociais meio