FUNAI realiza palestra para militares da Operação Ágata Fronteira Norte
No contexto da Operação Ágata Fronteira Norte, militares da Força Naval Componente receberam a visita do representante da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), Vanderlei Marinho, que proferiu uma palestra com orientações sobre os costumes e a cultura das comunidades indígenas pertencentes à Terra Indígena Yanomami, no auditório do 6º Batalhão de Engenharia de Construção.
A Força Naval Componente, integrada por militares da Marinha do Brasil, vem atuando na Operação Ágata Fronteira Norte em apoio a ações de combate ao garimpo ilegal e de caráter humanitário na Terra Indígena Yanomami.
Só no início do mês foram distribuídas 4.6 toneladas de alimentos nas comunidades indígenas de Caju, Tabatinga e Castanha, localizadas na região do Baixo Catrimani, na Terra Indígena Yanomami. Os militares realizaram a entrega acompanhados por agentes da FUNAI. Foi empregado o Navio-Patrulha Fluvial (NPaFlu) “Rondônia”, com o apoio de uma lancha de operações ribeirinhas, o que permitiu a entrega dos mantimentos a regiões ribeirinhas mais isoladas.
Durante a Operação “Ágata Fronteira Norte” já foram entregues, até o momento, mais de 25 mil cestas básicas aos indígenas da TIY, em ações conjuntas que envolvem a Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro (EB), a Força Aérea Brasileira (FAB) e equipes da Polícia Federal (PF), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e de demais órgãos federais.
Mídias Sociais meio