Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Forças Armadas realizam resgate em área isolada de Roraima
Início do conteúdo da página
OPERACIONALIDADE

Forças Armadas realizam resgate em área isolada de Roraima

Acessos: 616

Capacidade de pronto emprego e habilidade das tropas para operar durante a noite são fundamentais para atuação na Terra Indígena Yanomami 

Durante a noite do dia 3 de julho de 2023, o Comando Conjunto da Operação Ágata Fronteira Norte prestou apoio médico após um confronto na área de Parima, no norte de Roraima, que resultou em cinco feridos por arma de fogo, sendo um homem, uma mulher e três crianças. Além disso, uma equipe de saúde local encontrava-se em perigo e isolada. Então, era necessário prover segurança para garantir a estabilidade da região, prestar assistência médica aos feridos e efetuar a Evacuação Aeromédica (EVAM).

Devido a sua alta capacidade de fogo e habilidade para operar durante a noite, tanto em solo como por meio de deslocamento por helicóptero, um Grupamento de Comandos Anfíbios da Marinha assegurou a proteção dos feridos e da equipe de saúde em uma situação potencialmente perigosa.

Após enfrentar condições meteorológicas adversas a bordo de uma aeronave H-36 (Caracal) da Força Aérea Brasileira (FAB) com capacidade para voo noturno, os militares realizaram métodos de infiltração, com o apoio de uma aeronave do 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral da Marinha, e alcançaram a região afetada de forma ágil e segura. A região isolada de Parima é situada a 300 km de Boa Vista e a apenas 30 km da fronteira com a Venezuela. A operação contou também com profissionais de saúde da FAB , preparados para lidar com diversos tipos de trauma, incluindo os causados por arma de fogo, e com uma equipe da Polícia Federal.

A pronta resposta dos militares da Operação demonstra um alto nível de comprometimento, cooperação e competência, fornecendo assistência crucial na crise humanitária na Terra Indígena Yanomami. Com isso, a Operação Ágata Fronteira Norte demonstrou, mais uma vez, a importância de seus profissionais altamente treinados e preparados para agir em situações desafiadoras, garantindo segurança e emprego eficiente quando necessário.

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página