Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
OPERAÇÃO ÁGATA

Forças Armadas detalham resultados da Operação Ágata no combate aos ilícitos transfronteiriços e ambientais

Acessos: 242

Manaus (AM) – Na manhã desta quarta-feira (19/06), o Comando Conjunto Ágata Amazônia reuniu-se no auditório do Comando Militar da Amazônia (CMA) para analisar os resultados obtidos na operação em 2023. O evento contou com a presença de representantes das Forças Armadas e agências parceiras, que destacaram a importância da cooperação interinstitucional para o sucesso da iniciativa.

A Operação Ágata se caracteriza pela atuação conjunta e integrada das Forças Armadas (Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira) com os Órgãos de Segurança Pública e agências governamentais. Essa união de esforços visa aumentar a presença do Estado na faixa de fronteira e águas interiores, intensificar o reconhecimento e patrulhamento na região, e combater de forma preventiva e repressiva os ilícitos transfronteiriços e ambientais. Ao mesmo tempo, a operação se preocupa em garantir o respeito e o apoio aos povos originários e à população amazônica.

O General Pimentel, Chefe do Centro de Coordenação de Operações do CMA (CCOp), enfatizou a importância da integração entre as Forças Armadas, OSP e agências do poder executivo para o sucesso da Operação Ágata. "Mobilizado em várias frentes das Forças Armadas, é de suma importância a participação e o apoio das instituições parceiras para o sucesso desta operação", afirmou o General.

Os resultados da Operação Ágata em 2023 são expressivos e demonstram a efetividade da ação conjunta e coordenada. Entre os destaques estão a apreensão de mais de 5,5 toneladas de droga tipo skank; a neutralização de 265 dragas que seriam utilizadas no garimpo ilegal; a proteção de mais de 1.180 hectares de floresta; e prevenção do depósito de cerca de 400 quilos de mercúrio no meio ambiente.

O Capitão de Mar e Guerra Chagas, Sub-Chefe do Estado Maior do Comando do 9º Distrito Naval, reforçou a importância da integração: "A integração das Forças Armadas e agências é fundamental na operação. Para juntos alcançarmos os resultados esperados pelo comando conjunto", disse.

Operação Ágata – O Comando Conjunto Ágata Amazônia se consolidou como uma ação estratégica do Ministério da Defesa para fortalecer a presença do Estado na Amazônia e combater os crimes transfronteiriços e ambientais, além de promover presença do Estado e cidadania às populações indígenas e ribeirinhas com as Ações Cívico Sociais (ACISO) e Ação de Assistência Hospitalar (ASSHOP), demonstra o compromisso inabalável das Forças Armadas com a proteção da Amazônia e do meio ambiente.

registrado em:
Fim do conteúdo da página