Forças Armadas demonstram excelência para salvar vidas na TIY
Combinação entre recursos humanos, esforço logístico e tecnologia foi essencial para o sucesso das operações
Em cinco meses de operações na Terra Indígena Yanomami (TIY), mais de 3.100 pessoas foram transportadas por aeronaves das Forças Armadas, sendo 102 resgates emergenciais em Evacuações Aeromédicas (EVAM).
Para obter o êxito, cada missão exige uma preparação específica: “Para garantir um voo eficiente e seguro, são realizados estudos prévios que avaliam as especificidades do terreno e as condições meteorológicas vigentes no momento do voo. Durante a execução da EVAM, os militares precisam equilibrar a urgência exigida pelo resgate aos preceitos básicos de segurança de aviação, mantendo o controle emocional, o foco no objetivo e a atenção às múltiplas variáveis apresentadas em cada missão”, afirma um dos pilotos de helicóptero.
A tecnologia contida nas aeronaves contribuiu para que as Forças Armadas executassem mais de 5.600 horas de voo de maneira segura na TIY, como explica um dos mecânicos de voo da Operação: “As aeronaves apresentam uma quantidade elevada de equipamentos com tecnologia de ponta que, em muitos casos, são imprescindíveis para o cumprimento da missão. Dois exemplos são o radar meteorológico e o mapa digital que possibilitam elevada consciência situacional, por meio de georreferenciamento, exibindo, inclusive, os obstáculos pelo caminho”.
Fonte: Comando Conjunto Ágata Fronteira Norte
Mídias Sociais meio