Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Forças Armadas contribuem para instalação de Sistema de Abastecimento de Água em UBSI
Início do conteúdo da página
operacionalidade

Forças Armadas contribuem para instalação de Sistema de Abastecimento de Água em UBSI

Acessos: 322

Solicitação foi feita pela Secretaria de Saúde Indígena para fornecimento de água potável na região de Kataroa

Em mais uma operação interagências, as Forças Armadas realizaram o apoio logístico para transporte de 700 quilos de material para instalação de um Sistema de Abastecimento de Água (SAA) na Unidade Básica de Saúde Indígena (UBSI) da comunidade de Kataroa, na Terra Indígena Yanomami (TIY), a cerca de 350 quilômetros de Boa Vista (RR).

Entre os itens transportados por uma aeronave HM-4 Jaguar, estão: madeira; bomba submersa solar; tubos de conexão hidráulica e 2 caixas d’água de 310 litros.

A instalação da estrutura tem previsão de três dias para conclusão e suprirá a Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena do Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (DSEI Yanomami) que atua no local, assim como a todos os indígenas que porventura ali buscarem assistência.

O apoio logístico com transporte de material faz parte de uma das frentes de ação das Forças Armadas, abrangida pela Operação Ágata Fronteira Norte. Além do apoio humanitário prestado, desde fevereiro deste ano, o Decreto nº 11.575, de 21 de junho de 2023, estabeleceu também às Forças Armadas a atribuição de combate aos crimes transfronteiriços e ambientais na TIY.

registrado em:
Fim do conteúdo da página