Forças Armadas apresentam efetivo que vai atuar no primeiro turno das eleições do próximo domingo
Em um gesto de firme compromisso com a democracia e a cidadania, as Forças Armadas apresentaram nesta quinta-feira (03/10), no 1º Batalhão de Infantaria de Selva (1º BIS), em Manaus, parte do efetivo militar que atuará no primeiro turno das eleições municipais. A Operação de Garantia da Votação e Apuração (GVA) do Comando Conjunto Amazônia 2024, ativada pela Portaria do Ministério da Defesa nº 4462 de 18 de setembro, irá abranger 657 locais de votação em toda a Amazônia Ocidental.
Com mais de 5 mil militares prontos para a ação, a operação contará ainda com uma robusta frota de 218 viaturas, 66 embarcações e 13 aeronaves, incluindo cinco aviões e oito helicópteros, todos dedicados a assegurar a integridade e a segurança do processo eleitoral.
Desafio da Seca
Este ano, a logística é especialmente desafiadora devido à histórica seca que atinge a região norte. O Comandante Militar da Amazônia, General Costa Neves, destacou que mesmo diante desse cenário, as Forças Armadas vão estar presentes em cada região da Amazônia Ocidental. “Mesmo diante da seca, estamos comprometidos em garantir que as urnas eletrônicas cheguem a todas as comunidades. Nossa estrutura logística é capaz de levar equipamentos e tropas a cada localidade solicitada pela Justiça Eleitoral”, afirmou.
O Major-Brigadeiro do Ar Ramiro Kirsch Pinheiro, Comandante do Sétimo Comando Aéreo Regional (VII COMAR), ressaltou a colaboração intensa com os Tribunais Regionais Eleitorais do Amazonas e Acre, assegurando que cada eleitor tenha acesso ao voto. “Temos trabalhado firmemente junto ao TRE do Amazonas e do Acre para que nossas aeronaves cheguem até as comunidades isoladas, garantindo a participação de todos.”
A Operação Eleições 2024 não se limitou com as dificuldades enfrentadas pela seca. Embarcações estão sendo enviadas para atender as comunidades que ainda podem ser acessadas por via fluvial, como relatou o Contra-Almirante Alexandre Itiro Vilella Assano, chefe do Estado Maior do Comando do 9º Distrito Naval. “Nosso trem logístico partiu no último domingo, e esta semana enviamos quatro navios, dois helicópteros e três grupamentos de fuzileiros navais para atender os municípios.”
Compromisso Legal
A atuação das Forças Armadas é totalmente legal, respaldada pela Constituição Federal e pelo Decreto Nº 12.167, de 6 de setembro de 2024, que autorizou o emprego das Forças Armadas na garantia da votação e apuração das eleições de 2024. Os militares estão sempre prontos para atender às demandas da população, assegurando o pleno exercício do voto, independentemente da situação.
Com uma logística robusta, as Forças Armadas são capazes de apoiar e garantir a votação em todas as regiões, mesmo as mais remotas e carentes de infraestrutura.
Integração com a Comunidade
As Forças Armadas estão presentes nos rincões da Amazônia Brasileira, defendendo nossa soberania, preservando o meio ambiente e protegendo povos originários e comunidades ribeirinhas e garantindo o direito de voto a todos.
Mídias Sociais meio