Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
OPERACIONALIDADE

Operação Catrimani: Forças Armadas prestam apoio logístico à PF em Palimiú (RR)

Acessos: 246

H-60 Black Hawk, da FAB, e HM-1 Pantera, do Exército Brasileiro, foram empregados na ação

No contexto da Operação Catrimani, as Forças Armadas prestaram apoio logístico à Polícia Federal (PF) e as demais Agências, como a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI) e a Força Nacional, para transportar para Boa Vista (RR), militares dos Órgãos de Segurança, que efetuaram a prisão de 22 pessoas suspeitas de garimpo ilegal no entorno da comunidade de Palimiú, localizada às margens do rio Uraricoera, dentro da Terra Indígena Yanomami (TIY).

A dinâmica da ação se deu durante os dias 28 e 29/02 e 01/03, com o emprego das aeronaves H-60 Black Hawk, da Força Aérea Brasileira (FAB), e HM-1 Pantera, do Exército Brasileiro (EB). A ação de neutralização do garimpo ilegal,  na região, foi coordenada e realizada pela PF e demais Agências, e contou com a apreensão de um armamento, embarcações com seus respectivos motores, mantimentos e combustível.

De acordo com a PF, após chegarem à Base Aérea de Boa Vista (BABV), os indivíduos foram encaminhados para a Superintendência da Instituição, em Roraima, e autuados em flagrante por porte ilegal de arma de fogo e ocupação de terras da União. Segundo as últimas informações, os suspeitos já passaram pela audiência de custódia e estão com monitoramento eletrônico.

Sobre a Operação

Desde o dia 17 de janeiro de 2024, militares da Marinha do Brasil (MB), do Exército Brasileiro (EB) e da Força Aérea Brasileira (FAB) atuam na Terra Indígena Yanomami (TIY), em Roraima, conforme a Portaria GM-MD nº 263, de 16 de janeiro de 2024, cuja finalidade é regulamentar o emprego temporário e episódico das Forças Armadas em atividades de apoio logístico às ações de distribuição de cestas de alimentos na TIY, além de demais ações, como evacuações aeromédicas (EVAM) e apoio aos Órgãos de Segurança da região. Para tais objetivos, essa força tarefa já soma mais de 1.500 horas de voo, o equivalente a aproximadamente 11 voltas na Terra, por exemplo.

Fotos: Polícia Federal

registrado em:
Fim do conteúdo da página