Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > FILHOTE DE ANTA NASCE NO ZÔO CIGS
Início do conteúdo da página
Mais Notícias

FILHOTE DE ANTA NASCE NO ZÔO CIGS

Acessos: 1878

No dia 09 de agosto de 2017, o  Zôo CIGS ganhou um novo integrante. O casal de antas (Tapirus terrestris), Cícero e Charlote, teve seu primeiro filhote. O pequeno mamífero, fêmea, nasceu com 5 Kg e Charlote demonstrou ser uma mãe muito amorosa ao cuidar de sua cria.  A pequena anta recebeu cuidados veterinários para atender suas necessidades de filhote durante as primeiras semanas de vida.

Curiosamente, as antas nascem com a pelagem rajada de branco. Essa pelagem camuflada, que lembra uma melancia e desaparece em cerca de seis meses, é uma estratégia para se esconder dos predadores, especialmente, a onça.

A reprodução de animais em cativeiro é sempre um desafio, sendo fruto  de manejo nutricional e reprodutivo assistido. A gestação de uma anta é longa, e dura aproximadamente 14 meses, com o nascimento, na maioria das vezes, de apenas uma cria, por isso esses animais se reproduzem pouco e o nascimento de antas em cativeiro é muito importante para a manutenção dessa espécie.

Os visitantes do Zôo podem apreciar a família de antas brincando ou apenas descansado à sombra, pois passam muitas horas do dia dormindo. A pequena anta ainda não foi batizada, será realizada uma campanha em que os visitantes poderão votar em um dos três nomes: Tapioca, Amora e Potira.

registrado em:
Fim do conteúdo da página