Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
OPERACIONALIDADE

Exército Brasileiro encerra Operação Karipuna, garantindo proteção da Terra Indígena em Rondônia

Acessos: 244

A singularidade da profissão militar e o permanente estado de prontidão do Exército foram essenciais para o sucesso da Operação de Desintrusão da Terra Indígena Karipuna, encerrada nesta terça-feira (30/07), com uma cerimônia realizada na Vila Panorama, com a presença de autoridades governamentais, representantes de órgãos de segurança e lideranças indígenas.

Iniciada em 1º de junho de 2024, a Operação Karipuna mobilizou um grande contingente de militares e agentes de diversos órgãos governamentais, com o objetivo de retirar invasores e garantir a segurança e a integridade da terra indígena. A 17ª Brigada de Infantaria de Selva foi responsável por montar e operar a Base Operacional, que serviu de apoio logístico para cerca de 200 agentes dos Órgãos de Segurança Pública e Fiscalização (OSPF).

O 17º Batalhão Logístico de Selva desempenhou um papel fundamental na operação, fornecendo todo o suporte necessário para os agentes dos OSPF. Ao longo de dois meses, a equipe logística serviu mais de 25 mil refeições, realizou a manutenção de cerca de 160 veículos, prestou 271 atendimentos médicos e garantiu o abastecimento de mais de 27 mil litros de água potável.

As comunicações táticas, também a cargo da Brigada, foram essenciais para a coordenação, comando e controle da operação. Através de sistemas de telefonia e transmissão de dados satelitais, rádios e sistemas informatizados, foi possível manter uma comunicação eficiente e integrada entre todos os envolvidos na operação.

Durante a Operação foram apreendidos 54 metros cúbicos de madeira ilegal e foram inutilizadas 25 edificações, 17 pontes e seis acessos ilegais à terra indígena.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página