Exército Brasileiro capacita jovens militares com cursos profissionalizante através do Projeto Soldado-Cidadão
A missão constitucional do Exército Brasileiro é a defesa da Pátria e para a garantia da soberania nacional, da lei e da ordem, são recrutados jovens voluntários para prestar o Serviço Militar, muitos vivenciando a primeira experiência profissional. Diante dessa realidade e buscando contribuir para a capacitação profissional desses jovens, diversos cursos são ofertados pela Força por meio do Projeto Soldado-Cidadão.
Nesse contexto, o Comandante Militar da Amazônia, General Costa Neves, recebeu o presidente da Federação do Comércio do Estado do Amazonas (Fecomércio-AM), Aderson Frota, para juntos realizarem a entrega da certificação do primeiro módulo do curso Bases de Cozinha, ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (SENAC) aos militares integrantes do setor de aprovisionamento do Comando Militar da Amazônia (CMA).
De acordo com o Comandante, essa capacitação profissional contribui para que jovens incorporados sejam inseridos no mercado de trabalho após o licenciamento e término do tempo de Serviço Militar. “Contar com o compartilhamento dessas experiências ajuda a prepará-los. O mundo hoje exige que todos nós continuemos aprendendo, com sede de qualificação e conhecimento. Somos privilegiados com a parceria do SENAC para a capacitação desses camaradas".
Além do curso sobre Bases de Cozinha, outros cursos como Instalador Hidráulico, Eletricista de Baixa Tensão, Mecânico e Manutenção de Autos, Mecânico de Motor de Popa, também fazem parte do leque de oportunidades que os jovens militares têm dentro da Força Terrestre. Essa estratégia entre as instituições reforça o compromisso mútuo com o desenvolvimento profissional e a integração bem-sucedida dos soldados na vida civil.
O presidente da Fecomércio-AM destacou a importância da parceria: "Estamos reconhecendo e agradecendo essa colaboração. Quanto mais qualificação embutirmos no arsenal de profissionalização desses jovens, melhor. Agradeço também ao CMA por acolher nossa balsa-escola, que leva vários tipos de treinamento e cursos, desde gastronomia até logística, para os municípios do interior do Amazonas onde não temos sede".
O Projeto Soldado-Cidadão, inserido no Programa de Assistência e Cooperação das Forças Armadas à Sociedade Civil, está sob a responsabilidade do Ministério da Defesa e conta com a participação de todos os Comandos Militares de Área do Exército Brasileiro.
O Comandante da 12ª Região Militar, General Alvarenga, juntamente com o Chefe do Estado-Maior do CMA, General Triani, e o Chefe do Centro de Coordenação de Operações do CMA, General Pimentel, também acompanharam a entrega dos certificados em reconhecimento à capacitação dos militares.
Mídias Sociais meio