Exercício de planejamento aprimora prontidão de combate do CMA
O Exercício de Simulação de Combate é um apoio fundamental para a preparação e aperfeiçoamento das tropas do CMA, garantindo que estejam constantemente preparadas para enfrentar qualquer desafio que possa surgir, assegurando a defesa do território nacional e a soberania da Amazônia.
A 1ª Brigada de Infantaria de Selva (1ª Bda Inf Sl), com sede em Boa Vista-RR, iniciou novo ciclo de preparação por meio do Exercício de Simulação de Combate, atividade coordenada pelo Comando Militar da Amazônia (CMA). Durante toda essa semana, militares de organizações militares da Brigada serão avaliados sobre sua eficiência no processo de planejamento e condução de operações terrestres, visando o aprimoramento da prontidão de Forças na Amazônia (FORPRON). A atividade busca, ainda, atingir o nível máximo de eficiência operacional das tropas, o adestramento do Estado-Maior da Brigada e a obtenção da certificação necessária.
A concepção geral do exercício estratégico é aprimorar as capacidades operacionais das tropas em cenários simulados e desafiadores. Durante a simulação, a 1ª Bda Inf SL enfrentará situações simuladas que refletem possíveis ameaças à soberania do território nacional, especialmente na região norte da Amazônia.
A importância da preparação para a Defesa da Amazônia é inegável, dada a complexidade das dimensões físicas, humanas e informacionais na Amazônia, representando um desafio único para o CMA. O treinamento proporciona o desenvolvimento de estratégias, táticas e coordenação entre as diversas unidades, além de aprimorar o uso de tecnologias modernas para enfrentar adversidades.
Ao dar início ao Jogo de Guerra, o CMA reafirma seu compromisso com a prontidão e a operacionalidade de suas tropas. A simulação, conduzida de forma construtiva (apoiada por software de simulação), permitirá a análise de possíveis pontos fortes e oportunidades de melhoria, visando o aperfeiçoamento contínuo das capacidades operacionais.
Mídias Sociais meio