Evacuação Aeromédica realizada pelas Forças Armadas em caráter de urgência salva mãe índigena na TIY
Após trabalho de parto, indígena precisou ser transportada para atendimento especializado em Boa Vista
O Comando Conjunto Ágata Fronteira Norte realizou, nesta terça-feira (26), mais uma ação de assistência humanitária em apoio às comunidades indígenas da TIY. Uma indígena da comunidade de Demini, a 320 quilômetros de Boa Vista (RR), precisou de Evacuação Aeromédica (EVAM), após complicações no trabalho de parto.
Antes da remoção, um ginecologista da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) passou as orientações à técnica de enfermagem local para a estabilização do quadro da paciente até o início da EVAM.
De acordo com a militar médica que participou da missão, a gestante havia acabado de realizar trabalho de parto e estava apresentando complicações no pós parto imediato. “Todas as manobras para a retirada total da placenta já tinham sido feitas e não foram suficientes. Considerando o risco de evolução para hemorragia uterina, houve o acionamento da remoção para dar o suporte mais avançado necessário no momento, evitando qualquer tipo de complicação ou de risco para a vida da paciente.”, ressaltou a Ten Médica Ludmila.
A evacuação foi realizada em aeronave das Forças Armadas, exigindo grande capacidade operacional devido à distância da localidade. Além disso, todo atendimento clínico foi executado com acompanhamento de militares de saúde, em função do estado da paciente. Após o pouso da aeronave em Boa Vista, a mãe foi transferida para uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e conduzida para atendimento médico especializado.
A Operação Ágata Fronteira Norte é uma operação conjunta coordenada entre Órgãos de Segurança Pública, Agências e Forças Armadas, estabelecida pelo Decreto Nº 11405, de 30 de janeiro de 2023, alterado pelo Decreto nº 11.575, de 21 de junho de 2023.
Mídias Sociais meio