Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Estágio de Selva para Universitários - EAVS
Início do conteúdo da página
Mais Notícias

Estágio de Selva para Universitários - EAVS

Acessos: 3958

O Comando Militar da Amazônia (CMA) realizou a 3ª edição do Estágio de Adaptação à Vida na Selva para Universitários (EAVS U/3), entre os dias 4 e 7 de julho.  Nesta edição, participaram 100 universitários que tiveram a oportunidade de viver as mesmas sensações que todo militar do Exército que vem servir na Amazônia Ocidental é indicado a passar, para se adaptar às peculiaridades do bioma amazônico, da selva.

Ainda na manhã da sexta-feira (01/07), os universitários, de ambos os sexos, apresentaram-se no CMA para entrega da documentação e participação de uma palestra de instrução inicial com o assessor de relações institucionais do CMA, General de Brigada R/1 Franklimberg Ribeiro de Freitas. A partir de então, passaram à condição de estagiários de selva do Exército Brasileiro.

Chegado segunda-feira (04/07), por volta das 7 30h, os agora estagiários se apresentaram na base de concentração, o 1° Batalhão de Infantaria de Selva (1º BIS). Todos foram colocados em forma no ginásio do Batalhão, onde foi distribuído o material (fardamento, cantil, cinto, ração operacional etc.), passaram por avaliação médica, retirada de falta,  e, por fim,  participaram da formatura oficial de abertura do Estágio de Adaptação à Vida na Selva (EAVS).

Na terça-feira (05/07), já prontos e equipados, os 100 estagiários do EAVS chegaram cedo ao Batalhão, tomaram um reforçado café da manhã e se dirigiram para a área de selva do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS). Lá, foram submetidos às instruções prática de ofidismo, fauna e flora amazônicas. Em seguida, embarcaram em viatura operacional militar para a Base de Instrução Boina Verde (BIBV). Na BIBV, montaram a rede de selva para o pernoite, realizaram marcha e, no fim da tarde, participaram do cerimonial de arriamento do Pavilhão Nacional. Desse momento em diante, os estagiários começaram a vivenciar as mesmas experiências que um militar de carreira do Exército. Aprenderam a preparar iscas e anzóis improvisados, conheceram as principais armas de caça, realizaram subida em árvores empregando técnicas de rapel, identificaram recursos na selva para obtenção de água e fogo, aprenderam técnicas de construção de abrigos e realizaram um deslocamento fluvial para o lago do puraquequara, onde participaram da demonstração de técnicas aeromóveis (hellocasting e salto em massa d'água).

Por fim, às 12 45h, da quinta-feira (07/07), os estagiários retornaram para o 1° BIS, onde familiares e amigos esperavam ansiosamente pelo retorno. Foi realizado uma formatura de encerramento no pátio do Batalhão, seguido de entrega de brindes e um almoço de confraternização para todos os presentes. "Uma experiência inenarrável. Se eu já pensava que não conhecia muito da nossa Amazônia, passei a ter certeza. Mas isso foi antes do curso. Porém, se antes eu já respeitava muito a nossa floresta, hoje o meu respeito é ainda maior. Os militares tem um papel fundamental no nosso dia a dia sem que vejamos a olho nu", comentou Cleyton Pascarelli, um dos concluintes do EAVS U/3.

EXÉRCITO BRASILEIRO
COMANDO MILITAR DA AMAZÔNIA

registrado em:
Fim do conteúdo da página