Em apoio a FUNAI, Exército libertam 96 tracajás em missão de proteção ambiental aos povos indígenas
Tabatinga (AM) - Uma equipe do Comando de Fronteira Solimões/8º Batalhão de Infantaria de Selva (CFSOL/8º BIS) participou da libertação de 96 tracajás, animais da família dos quelônios, durante missão de apoio à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), na quinta-feira, 21 de dezembro.
O apoio aconteceu no contexto da Operação Itaquaí, daquele órgão, que objetiva a fiscalização e o controle das terras indígenas no Vale do Javari, a fim prevenir crimes ambientais e prover mais segurança para a população indígena. A presença da Força Terrestre apoiando a FUNAI, na defesa dos povos indígenas da Amazônia Ocidental, evidencia a prontidão operacional, a integração do Exército Brasileiro junto às Instituições e a proteção do meio ambiente.
Os militares do Exército e os agentes da FUNAI encontraram os animais aprisionados em uma canoa que estava abandonada em uma das margens do Rio Itui. O grupo se deslocava pela calha do Rio Itui quando avistou a embarcação e logo após percebeu a presença dos animais. Ninguém foi encontrado no local.
Ao verificarem que todos os animais estavam em bom estado, os agentes da FUNAI, juntamente com os militares do CFSOL/8º BIS, procederam à imediata soltura dos tracajás, conforme prevê a legislação vigente.
Mídias Sociais meio