Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Consciência Ambiental: Zoo CIGS Realiza Inspeção e Cuidados Especiais na Harpia Amazônica
Início do conteúdo da página
PRESERVAÇÃO

Consciência Ambiental: Zoo CIGS Realiza Inspeção e Cuidados Especiais na Harpia Amazônica

Acessos: 83

Manaus (AM) – Na última semana de janeiro, a equipe técnica do Zoológico do CIGS (Zoo CIGS) dedicou-se à manutenção da saúde da harpia amazônica, também conhecida como gavião real (Harpya harpyja). A protagonista desse cuidado especial é uma fêmea com mais de 20 anos e a inspeção periódica envolveu diversas medidas para garantir seu bem-estar.

Durante a inspeção, foram coletadas amostras biológicas, realizada a biometria, a pesagem e um monitoramento detalhado para avaliação dos parâmetros de saúde do animal. Essa iniciativa reflete o compromisso do Zoo CIGS com a preservação e cuidado das espécies sob sua responsabilidade.

A harpia amazônica, encontrada em regiões que se estendem desde o sul do México até a Bolívia, passando pelo extremo norte da Argentina e quase todo o Brasil, habita, principalmente, as florestas densas da Amazônia e da Mata Atlântica. Adultos dessa espécie podem atingir comprimentos de 70 a 90 cm, com envergadura superior a 2 metros e peso que pode chegar a 9 kg para as fêmeas e 4,8 kg para os machos.

Considerada a ave de rapina mais forte do mundo, a harpia se destaca por suas pernas grossas, dedos fortes, garras grandes e bico cinza escuro em formato de gancho. Sua dieta variada na natureza inclui desde preguiças e porcos-espinho até cachorros-do-mato, primatas e filhotes de cervos.

A importância do trabalho do Zoo CIGS é evidenciada pelo fato de ser um dos poucos zoológicos no Brasil a cuidar dessa espécie em cativeiro. Atualmente, a harpia amazônica está classificada como vulnerável, conferindo ao CIGS um papel singular na preservação da biodiversidade e na promoção da educação ambiental, especialmente no que se refere à conservação dessa espécie única.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página