Concurso da Escola de Sargentos das Armas do Exército Brasileiro atrai milhares de candidatos
Manaus (AM) – A Escola de Sargentos das Armas (ESA) promoveu neste domingo, 08/10, o processo seletivo para o Curso de Formação e Graduação de Sargentos (CA/CFGS24/25). As provas foram aplicadas na Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro), abrangendo as áreas Geral, Músico e Saúde. Um total de 3.588 candidatos, com idades entre 16 e 25 anos, realizaram inscrições para o exame, visando ingressar no 1º ano do Curso de Formação e Graduação de Sargentos, disponível em diversas Unidades Escolares Tecnológicas do Exército (UETE) distribuídas pelo Brasil.
O General Costa Neves, Comandante Militar da Amazônia, fez uma visita ao local de aplicação da prova para inspecionar os setores administrativos e a organização do concurso, e enfatizou o compromisso do Comando Militar da Amazônia (CMA) com a integridade do certame.
Os portões de acesso ao local do exame foram fechados pontualmente às 11h, e as provas tiveram início às 12h, encerrando-se às 16h, conforme o horário de Manaus. O concurso contou com um total de 116.716 inscritos e ocorreu em diversas Organizações Militares Sede de Exame (OMSE) espalhadas por todo o território nacional.
Sobre a ESA
A Escola de Sargentos das Armas (ESA), situada na cidade de Três Corações – MG, é o estabelecimento de ensino militar do Exército encarregado de selecionar e preparar jovens para o ingresso no Curso de Formação e Graduação de Sargentos. O processo seletivo é composto por exame intelectual, inspeção de saúde, exame de aptidão física, exame psicológico, além da verificação de requisitos biográficos e de heteroidentificação para candidatos que optam pela concorrência no sistema de reserva de vagas para negros e pardos.
Candidatos aprovados em todas as etapas do concurso tornam-se militares ativos do Exército Brasileiro, como Alunos do 1º ano do Curso de Formação e Graduação de Sargentos em diversas Unidades Escolares Tecnológicas do Exército (UETE) distribuídas pelo país. Aqueles que concluem com aproveitamento o 1º ano têm a possibilidade de seguir para a ESA, Escola de Sargentos de Logística (EsSLog), no Rio de Janeiro-RJ, ou para o Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx), em Taubaté-SP, conforme a especialidade escolhida. Após a conclusão do 2º ano do Curso, são designados a 3º Sargentos do Exército Brasileiro.
Mídias Sociais meio