Comando Operacional Conjunto Catrimani II finaliza construção da Base de PAKILAPI na TIY
A construção da Base faz parte do planejamento de ações da Operação Catrimani II
As Forças Armadas, em coordenação com a Casa de Governo de Roraima, finalizaram a montagem da Base de PAKILAPI, que servirá de apoio às ações realizadas pela Operação Catrimani II, na Terra Indígena Yanomami (TIY).
A iniciativa representa um grande avanço à operação e será utilizada por agências e órgãos de segurança pública na proteção dos indígenas e de suas comunidades na região. A instalação deste acampamento temporário, que tem estrutura planejada para acomodar em torno de 50 pessoas, garante a presença do Estado em uma posição estratégica na TIY.
Ao construir a nova base, as Forças Armadas se depararam com diversos obstáculos, como: área isolada, densas matas, pistas precárias, bem como as condições climáticas que ocasionaram óbices no andamento de algumas construções. Tendo em vista a importância do projeto para a execução das atividades, um grande esforço logístico foi realizado, contando com aeronaves da Força Aérea Brasileira (H-36), do Exército Brasileiro (HM-2) e da Marinha do Brasil (UH-15). Além das aeronaves, a missão destacou o comboio terrestre da Força Terrestre Componente para auxiliar na entrega de alimentos, suprimentos, combustíveis, equipamentos e no transporte de equipes médicas.
A inauguração da base é um passo promissor que visa intensificar as ações de patrulha da Operação Catrimani II, contribuindo, desta forma, para as ações de desintrusão do garimpo ilegal na TIY. Para isso, o acampamento provisório contará com camas de campanha, equipamentos de cozinha, geradores de energia, barracas, entre outros itens de sobrevivência.
Cabe salientar que, devido à complexidade de acesso à região de PAKILAPI, a falta de água própria para consumo era uma das dificuldades encontradas para o estabelecimento de um acampamento local. Dessa forma, o Comando Operacional Conjunto, com o apoio do 6º Batalhão de Engenharia de Construção (6º BEC) providenciou a construção de um castelo de água, a fim de fornecer água potável aos alojados. A construção da estrutura realizada pela equipe do 6º BEC durou em torno de uma semana e, no mês de junho, já começou a fornecer água para toda a base.
Comando Conjunto Catrimani II
A Operação CATRIMANI II é uma ação conjunta entre órgãos de Segurança Pública, Agências e Forças Armadas, em coordenação com a Casa de Governo de Roraima, no emprego, temporário e episódico, de meios na Terra Indígena Yanomami, em cumprimento à Portaria GM-MD N° 1511, de 26 de março de 2024, que visa agir de modo preventivo e repressivo contra o garimpo ilegal, os ilícitos transfronteiriços e os crimes ambientais.
Fonte: Comando Operacional Conjunto CATRIMANI II.
Mídias Sociais meio