Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
COESÃO

CMA recebe Oficiais do Curso Internacional de Estudos Estratégicos durante PCI da ECEME

Acessos: 139

Manaus (AM) – O Comando Militar da Amazônia recebeu, na manhã desta quarta-feira (11), doze Oficiais Superiores do Exército Brasileiro e de exércitos de nações amigas, participantes do Curso Internacional de Estudos Estratégicos (CIEE), em um Pedido de Cooperação de Instrução da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME). O objetivo foi apresentar a estrutura organizacional do CMA para bem cumprir sua missão principal de defesa da pátria e as características do soldado atuante na Amazônia Ocidental.

Durante a apresentação aos Oficiais, o Chefe do Estado-Maior do CMA, General Calderaro, destacou a abrangência da atuação nos estados do Amazonas, Roraima, Acre e Rondônia, empregando tropas para a defesa e proteção da Amazônia. Entre as ações elencadas estão o combate aos ilícitos transfronteiriços e ambientais, o apoio aos povos originários e à população amazônida, em uma região que apresenta desafios logísticos significativos.

Os Oficiais, provenientes do Brasil, Argentina, Guatemala, Indonésia e Nigéria, visitaram o Memorial Pracinhas da Amazônia, monumento que homenageia os 793 militares dos estados do Amazonas, Acre, Pará, Amapá e Rondônia que lutaram pela liberdade e democracia durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Além disso, conheceram o Espaço Cultural Capitão-Mor Pedro Teixeira, um local que celebra o legado de um dos mais importantes exploradores do Brasil, proporcionando aos visitantes uma imersão na cultura e história da Amazônia, por meio de exposições interativas e narrativas históricas.

O CIEE tem como objetivo promover o intercâmbio de conhecimentos e experiências nas áreas de política e estratégia entre Oficiais Superiores do Exército Brasileiro e de Nações Amigas. Além disso, busca divulgar aspectos relevantes dos campos político, militar, social, econômico e científico-tecnológico do Brasil, fortalecendo os laços da diplomacia militar.

registrado em:
Fim do conteúdo da página