Comando Militar da Amazônia recebe comitiva do TRE/AM no contexto da Garantia da Votação e Apuração
Com o objetivo de assegurar que o processo eleitoral ocorra de forma segura e pacífica, o Comandante Militar da Amazônia, General Costa Neves, recebeu na manhã desta terça-feira (1/10), o Desembargador João Simões, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE/AM) e magistrado do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e comitiva em visita institucional, para destacar o apoio das Forças Armadas nas eleições 2024, durante a Garantia da Votação e Apuração (GVA).
A operação mobiliza aproximadamente 5 mil militares da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, em 49 municípios dos estados do Amazonas e do Acre. Entre as atividades, está o transporte de urnas eletrônicas para 27 municípios e 127 comunidades, utilizando uma ampla infraestrutura logística composta por 218 viaturas, 66 embarcações e 13 aeronaves, sendo cinco aviões e oito helicópteros.
O Comando Conjunto Amazônia 2024 foi ativado por meio da portaria GM-MD nº 4462 de 18 de setembro de 2024, em consonância com o Decreto nº 12.167, de 6 de setembro de 2024, que autoriza o uso das Forças Armadas, para garantir a votação e a apuração das eleições deste ano.
O Ministério da Defesa, com o apoio das Forças Armadas, atua para permitir que todos os cidadãos possam exercer seu direito constitucional do voto. Um dos principais focos dessa ação é garantir o acesso aos locais de votação em regiões distantes e de difícil acesso, como áreas rurais, indígenas e ribeirinhas, assegurando a distribuição de urnas e a tranquilidade do pleito.
Mídias Sociais meio