Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
COESÃO

Comando Militar da Amazônia recebe alunos do Curso de Altos Estudos em Defesa para palestras e visitas técnicas

Acessos: 123

Na manhã desta terça-feira (20/08), o Comando Militar da Amazônia (CMA) acolheu em seu quartel-general a turma do Curso de Altos Estudos em Defesa (CAED) de 2024, também conhecida como a Turma "Jubileu de Prata do Ministério da Defesa". A visita faz parte de uma das viagens de campo programadas pelo curso, com foco em estudos interdisciplinares.
O CAED, voltado para Segurança, Desenvolvimento e Defesa, tem como objetivo proporcionar aos participantes uma visão abrangente da realidade brasileira e de seu entorno uma capacitação para formulação de políticas e estratégias no campo da Defesa. A turma de 2024 é composta por 102 alunos, incluindo Oficiais Superiores das Forças Armadas e Forças Auxiliares, além de civis de instituições públicas e privadas, tanto nacionais quanto de nações amigas.
Durante a passagem pela Amazônia Ocidental, os alunos participaram de uma série de palestras que abordaram temas fundamentais para a defesa e desenvolvimento da região. No auditório do 2º Grupamento de Engenharia (2º Gpt E), o Comandante do 9º Distrito Naval Vice-Almirante Lampet destacou a contribuição da Marinha do Brasil para a defesa dos interesses nacionais na Amazônia, enfatizando o papel estratégico da força naval na região.
O Comandante do VII Comando Aéreo Regional, Major-Brigadeiro do Ar Ramiro também realizou uma apresentação sobre a atuação da Força Aérea Brasileira na Amazônia, com foco nas operações do VII COMAR e ressaltou a importância de controlar, defender e integrar a Amazônia. “Aqui na Amazônia, pesa muito mais o integrar devido às especificidades geográficas e logísticas da região” disse o Major-Brigadeiro que também detalhou a estrutura da Força Aérea Brasileira na Amazônia e as missões desempenhadas pelos esquadrões.
O Chefe do Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar da Amazônia, General de Brigada Pimentel, concluiu a série de palestras com uma exposição sobre a contribuição do Exército Brasileiro para o desenvolvimento e a defesa na Amazônia. Ele destacou o cenário geopolítico mundial, a conjuntura regional e as questões climáticas que afetam a Amazônia. Além disso, destacou a estrutura do CMA, que conta com mais de 19 mil militares distribuídos em 63 Organizações Militares e enfatizou as operações em curso, os resultados obtidos e o apoio dado aos povos originários e à população amazônida.
Ao longo do curso CAED, os alunos são instruídos em disciplinas como Segurança, Desenvolvimento e Defesa, Geopolítica, Relações Internacionais, Defesa Nacional, Governança e Defesa, entre outros temas relevantes para a formulação de políticas e estratégias no campo da Defesa. A visita à Amazônia Ocidental, com suas palestras e atividades de campo, proporciona uma experiência prática crucial para o entendimento das peculiaridades e desafios desta importante região brasileira.

registrado em:
Fim do conteúdo da página