Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Comando Militar da Amazônia realiza as comemorações aos 371 anos do Exército Brasileiro
Início do conteúdo da página
Mais Notícias

Comando Militar da Amazônia realiza as comemorações aos 371 anos do Exército Brasileiro

Acessos: 1016

Comando Militar da Amazônia realiza as comemorações aos 371 anos do Exército Brasileiro

Manaus (AM) – Os trezentos e setenta e um anos de criação do Exército Brasileiro foram comemorados oficialmente, na manhã da quarta-feira, dia 17 de abril, com uma solenidade militar no Campo de Parada Coronel Jorge Teixeira, localizado dentro do Quartel-General do Comando Militar da Amazônia.

Durante a cerimônia, foram agraciadas com o Diploma de Colaborador Emérito e a Medalha Exército Brasileiro diversas personalidades e Instituições civis que prestam relevantes serviços à Força Terrestre na área da Amazônia Ocidental. Na oportunidade, militares também foram condecorados com as Medalhas Exército Brasileiro, Ordem do Mérito Militar, Corpo de Tropa e do Serviço Amazônico.

Outras atividades estão ocorrendo simultaneamente para comemorar a Semana do Exército. Uma delas, aconteceu nos dias 12, 13 e 14 de abril, nos quais a Banda de Música do Comando Militar da Amazônia se apresentou nos três principais shoppings de Manaus, desenvolvendo repertório selecionado e interagindo com o grande público presente. No último dia da apresentação musical, o evento foi abrilhantado pela participação da Banda de Música dos alunos do Colégio Militar de Manaus, Estabelecimento de Ensino de referência no Estado do Amazonas.

A exposição de materiais também fez parte da programação. Em dois shoppings de maior circulação de pessoas da cidade, foram expostos à visitação vários equipamentos de uso do Exército Brasileiro. O sucesso ficou por conta da Embarcação Guardian e a Lancha de Patrulha, que são empregadas em ações táticas de monitoramento fluvial na Tríplice Fronteira entre Brasil, Venezuela e Colômbia. No estacionamento, havia um helicóptero Pantera do 4° Batalhão de Aviação do Exército, empregado para ampliar a capacidade da atuação da Força Terrestre no ambiente operacional amazônico.

Como parte das comemorações pelo Dia do Exército, estarão acontecendo as palestras e visitas educativas às escolas e universidades da rede pública e privada da cidade de Manaus. O enfoque dado nas escolas de ensino fundamental foi a interação através da revista Recrutinha, a doação de bandeiras do Brasil e atividades cívicas como o canto do hino nacional e o hasteamento do Pavilhão Nacional. Nos estabelecimentos de ensino médio, foram apresentadas as formas de ingresso nas Escolas de Formação de militares de carreira destinadas a este público e, nas instituições de ensino superior, o direcionamento foi dado para a Escola de Formação Complementar, o Instituto Militar de Engenharia e a Escola de Saúde do Exército.

O congraçamento com as Forças coirmãs presentes em Manaus, a Marinha, representada pelo 9º Distrito Naval e, a Aeronáutica, pela Ala 8, foi marcado pelas Competições Esportivas Regionais entre as Forças Armadas (CERFA) na área do Comando Militar da Amazônia. O Exército sagrou-se campeão nas duas modalidades que foram disputadas, natação e tiro de fuzil, nas categorias masculino e feminino.

Neste ano, dois dos principais pontos turísticos de Manaus foram escolhidos para ostentar a iluminação na cor verde, em homenagem ao Exército Brasileiro. O primeiro, foi a ponte estaiada que corta o Rio Negro e liga Manaus ao interior do Estado do Amazonas; o segundo, foi o Teatro Amazonas, uma construção de singular valor histórico e conhecida internacionalmente, que ficou iluminado no dia 19 de abril, ponto alto das comemorações.

registrado em:
Fim do conteúdo da página