Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
INTEGRAÇÃO

Comando Militar da Amazônia desfila no 7 de Setembro com mais de 2,5 mil militares da guarnição de Manaus

Acessos: 258

Mais de 6 mil militares das Forças Armadas e Forças Auxiliares do Amazonas, além de representantes de entidades civis, como o Samu e a Maçonaria, desfilaram no tradicional Desfile Cívico-Militar neste dia 7 de Setembro em Manaus. O evento, que celebra a Independência do Brasil, reuniu centenas de pessoas no Centro de Convenções de Manaus, o Sambódromo, na zona centro-sul da capital.

O Comando Militar da Amazônia (CMA) esteve presente com um contingente de 2.589 militares que servem na guarnição de Manaus, incluindo representantes das Forças Especiais, do 7º Batalhão de Polícia do Exército, do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) e do 1º Batalhão de Infantaria de Selva (1º BIS). A participação do CMA reforçou o papel da instituição na defesa da Amazônia Ocidental, no combate a crimes ambientais e transfronteiriços, bem como no respeito e apoio aos povos originários e no desenvolvimento regional.

O ponto alto ficou por conta dos blindados GUAICURUS e GUARANI que chegaram recentemente ao Comando Militar da Amazônia, em prol da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, aumentando consideravelmente o poder de combate do CMA no Estado de Roraima. Após o desfile, o público conferiu de perto os modelos e pôde fazer visitação e fotos.

Além do Exército, o desfile contou com a participação de militares da Marinha do Brasil, da Força Aérea Brasileira, da Polícia Militar (PM) e do Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBMAM), em colaboração com a Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

O evento reforçou o patriotismo, um dos valores mais celebrados pelo Exército Brasileiro, destacando a importância do orgulho nacional e das conquistas históricas do país.

Contexto Histórico
O 7 de Setembro marca os 202 anos da Proclamação da Independência do Brasil, realizada em 1822 pelo então príncipe regente Dom Pedro, que posteriormente se tornaria o primeiro Imperador do país. Além de sua relevância histórica, o Hino da Independência, composto por Dom Pedro I com letra de Evaristo de Veiga, é até hoje entoado nas celebrações desta data.

As Forças Armadas Brasileiras, ao longo dos séculos, desempenharam um papel significativo em grandes acontecimentos mundiais, elevando o nome do Brasil no cenário nacional e internacional.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página