Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
COESÃO

Solenidade Militar marca 68º aniversário de fundação do Comando Militar da Amazônia

Acessos: 140

Uma solenidade militar marcou o 68º aniversário de fundação do Comando Militar da Amazônia (CMA). Reunindo tropas das Organizações Militares da Guarnição de Manaus em celebração à data, com o objetivo de evidenciar os resultados alcançados na Amazônia Ocidental em defesa da pátria, combate a ilícitos transfronteiriços e ambientais, em benefício dos povos originários e da população amazônida.

Na noite desta quarta-feira (30), o campo de parada Coronel Jorge Teixeira mais de 1.500 militares celebraram a presença do Exército Brasileiro na Amazônia, representada pelo CMA, o qual foi instituído em 27 de outubro de 1956, pelo Decreto nº 40.179, durante o governo do presidente Juscelino Kubitschek, com sede em Belém, no Pará. Treze anos depois, sob o comando do General Rodrigo Otávio, a sede do CMA foi transferida para Manaus, no Amazonas, assumindo a responsabilidade de atuar em uma área que abrange os Estados do Amazonas, Rondônia, Roraima e Acre.

De acordo com o Comandante Militar da Amazônia, General Costa Neves, essa é uma região de riqueza inigualável: 'Para a defesa dessa soberania, o Exército Brasileiro é representado na região pelo Comando Militar da Amazônia, que comemora 68 anos defendendo e protegendo a Amazônia, uma responsabilidade de todas as esferas governamentais. Um dos grandes ativos da CMA são os recursos humanos; reconheço e agradeço aos homens e mulheres que, ao longo desses anos, se dedicaram com comprometimento ao serviço na Amazônia; agradeço também a população manauara que acolhe a todos nós” concluiu.

O evento também marcou o lançamento do livro sobre as operações desencadeadas na Terra Indígena Yanomami (TIY). Elaborado pelo Núcleo de Estudos Estratégicos, a publicação reforça o compromisso do Exército Brasileiro com o apoio às comunidades indígenas e a defesa da região amazônica.

Durante as celebrações, houve o reconhecimento dos relevantes serviços prestados por civis e militares à instituição e à região amazônica, com a entrega do Diploma de Amigo do CMA a 15 agraciados, assim como a concessão das medalhas: Marechal José Pessoa; Militar; Corpo de Tropa; Mérito Blindado e Aviação do Exército. Essas homenagens representam o agradecimento e a valorização da dedicação e do apoio prestados ao CMA e ao Exército Brasileiro, reforçando a parceria com diversos setores da sociedade, o que evidencia a integração do CMA com a comunidade e a renovação do compromisso com uma "Amazônia Protegida".

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página