Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Mais Notícias

Comando Militar da Amazônia comemora 375 anos do Exército Brasileiro

Acessos: 1038

Manaus (AM) — O Comando Militar da Amazônia (CMA) realizou, na noite desta quarta-feira (19), formatura em comemoração aos 375 anos do Exército Brasileiro (EB). A solenidade ocorreu no campo de parada Jorge Teixeira, e contou com a presença de mais de 1.700 militares das Organizações Militares da Guarnição de Manaus. Diversas personalidades civis e militares foram agraciadas com o Diploma do Colaborador Emérito do Exército, a Ordem do Mérito Militar e a Medalha do Exército Brasileiro.

O Dia do Exército Brasileiro é comemorado em 19 de abril, em referência à primeira Batalha dos Guararapes, ocorrida em 1648, quando brancos, negros e indígenas lutaram juntos contra invasores holandeses no Nordeste do Brasil. O episódio evidenciou a união dos povos em defesa de seus valores e da unidade territorial brasileira.

Durante a formatura, foi lida a Ordem do Dia, elaborada pelo Comandante da Força Terrestre, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva: “O Exército imortal de Caxias, instituição de Estado, apolítica, apartidária, imparcial e coesa, integrada à sociedade e em permanente estado de prontidão, completa 375 anos de história. Sua existência está alicerçada em valores e tradições, bem como comprometida com a defesa da Pátria, da independência, da República e da democracia", ressaltou a Ordem do Dia.

O Comandante do CMA, General de Exército Furlan, destacou que em todas as crises de nossa história, o Exército Brasileiro esteve presente e continuará presente, pela Constituição, pelo povo brasileiro, pelo Estado Brasileiro. Qualquer que seja a situação do Brasil, o Exército Brasileiro estará pronto para defendê-lo.

A formatura foi presidida pelo Comandante Militar da Amazônia, General de Exército Achilles Furlan Neto, e contou com a presença das seguintes autoridades: Comandante do 9º Distrito Naval, Vice-Almirante THADEU MARCOS OROSCO COELHO LOBO, Comandante da 12ª Região Militar, General de Divisão CARLOS ANDRÉ ALCÂNTARA LEITE, o Chefe do Centro de Coordenação de Operações do CMA, General Plácido, o Comandante do 2º Grupamento de Engenharia, General de Brigada Ivan Alexandre Corrêa Silva e o Comandante da 16ª Brigada de Infantaria de Selva, General de Brigada Ricardo Moussallem, além de autoridades civis e militares.

Homenagem

O Diploma de Colaborador Emérito do Exército busca distinguir personalidades e instituições civis, brasileiros ou estrangeiros, militares veteranos e integrantes das forças auxiliares que praticaram ação destacada ou serviço relevante junto ao Exército Brasileiro.

 

Fotos: Sgt Guimarães (CMA), Cb Thomas (CMA) e Sd Matheus (7º BPE);

registrado em:
Fim do conteúdo da página