Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Integração

Comandante Militar da Amazônia visita Programa Waimiri Atroari

Acessos: 339

Manaus (AM) -  "As portas estão sempre abertas aos militares do Exército Brasileiro", foi a frase da receptividade da coordenação do Projeto Waimiri Atroari, ao Comandante Militar da Amazônia, General Costa Neves, durante visita a sede do projeto na capital Amazonense, durante a tarde desta quinta-feira (24/08). O objetivo da visita é fortalecer a integração existente entre as Forças Armadas e as comunidades indígenas Waimiri Atroari presentes na área de atuação do Comando Militar da Amazônia (CMA).

O Programa Waimiri Atroari, reconhecido internacionalmente, é um modelo de gestão e proteção ambiental, que visa a conservação da biodiversidade e o bem-estar das comunidades indígenas Waimiri Atroari. A iniciativa envolve ações de educação ambiental, monitoramento de áreas de preservação, incentivo à participação indígena em processos decisórios e outras atividades voltadas para a preservação da Amazônia.

Durante a visita, o Comandante Militar da Amazônia teve a oportunidade de conhecer de perto as atividades desenvolvidas pelo programa, interagindo com os líderes e membros da comunidade Waimiri Atroari e compreendendo os desafios enfrentados na proteção do território e na promoção de uma coexistência entre as tradições indígenas e os esforços de conservação.

A visita reforça a importância do reconhecimento do programa que não mede esforços para proteger a Amazônia e as mais de 81 comunidades dos Waimiri Atroari. A iniciativa visa a conscientização de diferentes setores da sociedade para destinar o olhar para o Projeto que apresenta meios cruciais para enfrentar os desafios ambientais e culturais presentes na região.

A união entre as Forças Armadas e o Programa Waimiri Atroari demonstra que a colaboração entre diferentes atores, cada um contribuindo com sua expertise, é essencial para enfrentar os desafios complexos e urgentes presentes na região amazônica. O compromisso mútuo com a preservação ambiental e a valorização das culturas indígenas representa um passo importante em direção a um futuro mais sustentável para a Amazônia e suas comunidades.

registrado em:
Fim do conteúdo da página