Comandante Militar da Amazônia recebe medalha Mérito Santos Dumont
Manaus (AM) - Destacando a integração e a coesão entre as Forças Armadas, o Comandante Militar da Amazônia, General Costa Neves, participou, nesta terça-feira (25), da Formatura Alusiva aos 150 Anos do Patrono da Força Aérea Brasileira, o Marechal do Ar Alberto Santos Dumont. Na ocasião, o Comandante Militar da Amazônia foi agraciado com a Medalha Mérito Santos Dumont entregue pelo Comandante do Sétimo Comando Aéreo Regional (VII COMAR), Major-Brigadeiro do Ar David Almeida Alcoforado.
A cerimônia foi marcada pelo hasteamento da insígnia do Marechal do Ar feita pelo Brigadeiro David Alcoforado; pela entrega de medalhas Mérito Santos Dumont a agraciados militares e civis; e ainda com a entrega de um prêmio a aluna Itália Ester Morango da Silva Coelho que venceu o concurso de desenho alusivo aos 150 anos de Santos Dumont, pai da aviação brasileira. A formatura contou ainda com a leitura da Ordem do Dia, desfile militar e desfile de aeronaves da Força Aérea Brasileira.
História - Há 150 anos, nascia no interior de Minas Gerais um dos maiores inventores brasileiros: o notável Alberto Santos Dumont, considerado um dos precursores da aviação e da criação de aeronaves no mundo. A história de vida, as obras e os valores do Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira são fontes de inspiração não só no nosso país, mas em várias regiões do planeta. Suas inovações e contribuições para a aviação são celebradas até hoje.
Foi no dia 7 de setembro de 1906 que o 14-Bis deu um primeiro salto no ar, mas faltou potência. Já em 23 de outubro, com motor Antoinette de 50 HP, o 14 Bis voou, decolando, mantendo-se no ar por uma distância de 60 metros, a três metros de altura, e aterrissou. Era o primeiro voo homologado do “mais pesado que o ar” para uma multidão de testemunhas eufóricas no campo de Bagatelle, em Paris.
Fotos: Sgt Pardo/FAB
Mídias Sociais meio