Comandante Militar da Amazônia realiza entrega da Medalha Serviço Amazônico para militares do Comando do 9º Distrito Naval
Manaus (AM) - O Comandante Militar da Amazônia, General de Exército Achilles Furlan Neto esteve na manhã desta quinta-feira, 20 de abril, no Comando do 9º Distrito Naval para realizar a entrega da Medalha de Serviço Amazônico aos militares da Marinha do Brasil que servem na Amazônia Ocidental.
O General foi recebido pelo Comandante do 9º Distrito Naval, Vice-Almirante Thadeu Marcos Orosco Coelho Lobo que, na solenidade, também contou com a presença do Comandante do Sétimo Comando Aéreo Regional (VII COMAR), Major-Brigadeiro do Ar David Almeida Alcoforado e do Comandante da 12ª Região Militar, General de Divisão Carlos André Alcântara Leite.
Ao fazer o uso da palavra, o General Furlan destacou se sentir honrado e privilegiado em realizar essa condecoração “As Forças Armadas no mundo inteiro costumam colocar nos seus uniformes aquilo que identifica os seus integrantes e o mais importante que tem em nosso uniforme é o nosso nome, então, aos condecorados digo: sintam-se orgulhosos de ter ao lado dos seus nomes uma medalha com um significado grandioso. Servir o país, por definição, já é nobre, mas a Medalha de Serviço Amazônico é diferente, pois ela significa que os senhores servem o Brasil em um local desafiador, apaixonante e mais difícil de se fazer navegar, voar ou operar na selva. Quem vence um desafio na Amazônia, vence em qualquer lugar”.
Esta medalha é concedida para premiar militares das Forças Armadas que, por dedicação, abnegação e capacidade profissional, tenham prestado relevantes serviços em organizações militares do Exército na área Amazônica. Nesta manhã, a entrega da medalha no 9º Distrito Naval foi uma maneira de reconhecer o trabalho dos militares que contribuem ou que tenham contribuído com relevantes serviços prestados às Organizações Militares do Exército Brasileiro situadas na região amazônica.
Conforme o Vice-Almirante Lobo, essa medalha é a melhor expressão de Operação Conjunta que as Forças Armadas realizam na Amazônia Ocidental. Essa medalha é concedida com passador de ouro, prata ou bronze para militares que completaram 10, 5 ou 2 anos de serviço passados em guarnições da área Amazônica, respectivamente.
Sobre o trabalho realizado pelo 9º Distrito Naval na Amazônia, o General Furlan evidenciou que a história de bravura e de ajuda aos ribeirinhos que a Marinha do Brasil presta na Amazônia é única, pela maneira com que é realizada. "Todos nós temos um compromisso com a soberania da Amazônia, meus parabéns ao 9º Distrito Naval por tudo o que tem feito na Amazônia. Nós que servimos aqui nos lançamos a desafiar a natureza, arriscar nossas vidas nas embarcações, aeronaves e na selva", concluiu.
Mídias Sociais meio