Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
socioambiental

Comandante Militar da Amazônia participa de webinar “Diálogos Amazônicos” realizado pela FGV

Acessos: 132

Manaus (AM) - Destacando a integração e reforçando a importância da Amazônia, o Comandante Militar da Amazônia, General de Exército Costa Neves, participou, nesta segunda-feira, 17 de junho, do Webinar “Diálogos Amazônicos - Defesa e desenvolvimento na Amazônia”, realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), por meio da Escola de Economia de São Paulo (EESP).

Durante o webinar, o General Costa Neves destacou as principais missões do Comando Militar da Amazônia (CMA), que incluem a defesa da pátria, o combate aos ilícitos ambientais e transfronteiriços na faixa de fronteira, a proteção do meio ambiente, o respeito e apoio aos povos originários e à população amazônida, além da cooperação com o desenvolvimento regional.

O Comandante destacou que em 2023, o Exército Brasileiro, com o apoio da Marinha do Brasil, Força Aérea e outras instituições de segurança e ambientais, realizou mais de 20 operações na Amazônia. Um dos exemplos citados pelo General foi a Operação Yanomami, descrita como o maior esforço aéreo já realizado no Brasil e a maior operação logística de lançamento de carga da América Latina.

O General também enfatizou a importância da modernização da base industrial de defesa para a dissuasão militar do país. Nesse contexto, o CMA reativou o Núcleo de Estudos Estratégicos, com o objetivo de incentivar a indústria de defesa na região amazônica.

Além das operações militares, o Comandante informou que o CMA realizou mais de 69 mil atendimentos de saúde aos povos indígenas, demonstrando um compromisso contínuo com o bem-estar das comunidades amazônicas. "Realizamos um trabalho relevante de apoio aos amazônidas, incentivo regional e à indústria de defesa. Não há dúvidas da importância da Amazônia para o Brasil e para o mundo, e nós do CMA nos sentimos honrados de servir na Amazônia", concluiu o General Costa Neves.

Exército presente, Amazônia protegida!

Assista ao webinar: https://www.youtube.com/watch?v=lCak4OTQInI&t=3s

registrado em:
Fim do conteúdo da página