Colégio Militar de Manaus celebra 52 anos de criação
Manaus (AM) - Com uma cerimônia emocionante, o Colégio Militar de Manaus (CMM) comemorou seu 52º aniversário de criação. O evento foi presidido pelo General Leite, Comandante da 12ª Região Militar, e contou também com a presença do Major Brigadeiro David, Comandante do VII COMAR, do General Triani, Chefe do Estado Maior do Comando Militar da Amazônia, além de autoridades civis, antigos alunos e familiares. A Formatura Militar ocorreu no campo do estádio General Osório, ocasião em que também foram concedidos Diplomas de 'Amigo do Colégio Militar de Manaus', em reconhecimento às personalidades que contribuíram com as atividades do CMM no ano de 2023.
Na oportunidade, foi realizada a leitura do texto alusivo à data. O ponto alto da cerimônia foi o tradicional “Desfile da Saudade”, com expressiva participação dos antigos alunos do Colégio, os quais puderam vivenciar, novamente, a emoção de integrar o Batalhão Escolar.
Histórico
Criado no governo do Presidente Emílio Garrastazu Médici, pelo decreto-lei nº 68.996, de 02 de agosto de 1971, o Colégio Militar de Manaus (CMM) inaugurou suas atividades em 07 de abril de 1972, tendo como idealizador e primeiro comandante o Coronel Jorge Teixeira de Oliveira, sendo o oitavo Colégio Militar fundado no Brasil.
As instalações ocupadas desde a sua criação, cuja construção data de 1863, já foram sede das seguintes Organizações Militares (OM): 1º Grupo de Artilharia de Posição (1863 até 1915); 45º Batalhão de Caçadores (1915 até 1919); 27º Batalhão de Caçadores (1919 até 1961); Quartel-General do Grupamento de Elementos de Fronteira (1961 até 1969); e o Comando Militar da Amazônia (1969 até 1971).
Desde sua criação, o Colégio Militar de Manaus projetou-se no cenário da Educação, destacando-se como uma das mais tradicionais e bem equipadas escolas para os Ensinos Fundamental e Médio, sendo pioneiro no Ensino a Distância na Amazônia.
O objetivo prioritário do CMM é proporcionar a educação básica e de qualidade aos filhos e dependentes de militares que servem na Amazônia e em missão no Exterior, e à sociedade amazonense, por meio de Concurso de Admissão, sempre em consonância com a legislação federal de educação, obedecendo às leis e aos regulamentos em vigor, segundo valores, costumes e tradições do Exército Brasileiro, com objetivo de assegurar a formação do cidadão e despertar vocações para a carreira militar.
Mídias Sociais meio