Cmdo Fron Sol/8º BIS intensifica a Operação Itaquaí no Combate aos crimes ambientais na Terra Indígena do Vale do Javari
Tabatinga (AM) - O Comando de Fronteira Solimões/8º Batalhão de Infantaria de Selva (Cmdo Fron Sol/8º BIS) mantém firme o compromisso com a Operação Itaquaí, uma iniciativa estratégica inserida nas atividades da abrangente Operação Escudo. O objetivo primordial é apoiar a Fundação Nacional do Índio (FUNAI) no enfrentamento decidido contra os crimes ambientais na Terra Indígena do Vale do Javari, no coração da Amazônia.
Desde o inicio da operação em agosto, os resultados já são evidentes. Ações enérgicas resultaram em apreensões significativas, abrangendo caça ilegal, armamento, munições e uma variedade de animais vivos, com destaque para os quelônios. Estes últimos, após a apreensão, foram libertados nos rios da região, promovendo a preservação da fauna local.
Além do enfrentamento direto aos crimes ambientais, a FUNAI desempenha um papel crucial na fiscalização e orientação do tráfego de embarcações nos rios que cruzam as terras indígenas do Vale do Javari-AM. O Comando de Fronteira Solimões/8º BIS reitera seu compromisso inabalável na defesa do meio ambiente e na proteção das comunidades indígenas, reforçando a importância desta missão conjunta.
Mídias Sociais meio