Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > CMA recebe comitiva da Calha Norte
Início do conteúdo da página
Mais Notícias

CMA recebe comitiva da Calha Norte

Acessos: 323

Manaus (AM) - O Comando Militar da Amazônia (CMA) recebeu na segunda-feira, 6 de março, uma comitiva do Programa Calha Norte. Composta por representantes do Ministério da Defesa, parlamentares, militares, profissionais do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e Tribunal de Contas da União (TCU). A comitiva visitará ainda os Estados de Roraima e Acre.

Sob a Coordenação do Departamento do Programa Calha Norte (DPCN), a comitiva segue em visita institucional até a próxima sexta-feira (10/03), com o objetivo de apresentar às autoridades e formadores de opinião o trabalho desenvolvido pelas Forças Armadas, com ênfase na proteção da faixa de fronteira; o atendimento humanitário aos refugiados e migrantes venezuelanos em Roraima, por meio da Força Tarefa Logística Humanitária - Operação Acolhida; e ainda a contribuição do Programa Calha Norte para o desenvolvimento ordenado e sustentável em sua área de atuação.

No CMA, a comitiva foi recebida pelo Comandante Militar da Amazônia, General de Exército Achilles Furlan Neto. Em seguida, assistiram a uma palestra de apresentação sobre questões amazônicas, ministrada pelo Chefe do Estado-Maior do CMA, General de Brigada Andrelucio Ricardo Couto. “O Exército está debruçado nas questões amazônicas e atua em suas necessidades. Para isso tem mais de 60 Organizações Militares e 20 Pelotões Especiais de Fronteiras (PEFs)”, detalhou.

“O Exército Brasileiro tem como missão defender a soberania da Amazônia. De forma muito resumida temos que proteger nosso país da influência e da ação do estrangeiro”, acrescentou o Comandante do CMA.

O Comandante do 7º Comando Aéreo Regional (VII COMAR), Major Brigadeiro do Ar David Almeida Alcoforado, apresentou à comitiva as peculiaridades do serviço da Força Aérea Brasileira na Amazônia. “As Forças Armadas atuam em conjunto na Amazônia, como disse o Gen Andrelucio, sozinhos não conseguimos fazer muita coisa na região. Atuamos em conjunto em resgates, operações e atividades junto à sociedade”, explicou o comandante do VII COMAR.

Representando a Marinha do Brasil, o Chefe do Estado-Maior do Comando do 9º Distrito Naval (COM9ºDN), Contra-Almirante Alexandre Itiro Villela Assano, apresentou os desafios na Amazônia e as atividades da Força, como atendimento médico via embarcações e formação de ensino profissional marítimo à sociedade civil.