Comando Militar da Amazônia realiza Apronto Operacional com o Centro de Adestramento Amazônia
Na manhã desta sexta-feira (11), o Comando Militar da Amazônia (CMA) realizou, no 1º Batalhão de Infantaria de Selva Aeromóvel, o apronto operacional para a primeira certificação conduzida pelo recém-criado Centro de Adestramento Amazônia (CA-Amz), um marco na preparação das tropas que atuam na Amazônia Ocidental.
O CA-Amz foi instituído por meio da Portaria Ministerial nº 1.269, de 5 de março de 2024, com o objetivo de fortalecer a preparação e o adestramento dos elementos de combate e apoio ao combate na área de atuação do CMA, que abrange os estados de Roraima, Amazonas, Acre e Rondônia, de forma contínua, qualificando as tropas que operam na área.
Nesse apronto operacional, uma fração integrante da Força de Prontidão (FORPRON) ‘Lobo D’Almada’ da 1ª Brigada de Infantaria de Selva (1ª Bda Inf Sl) iniciou o processo de certificação pelo CA-Amz com previsão de término em 18 de outubro.
De acordo com o Comandante Militar da Amazônia, General Costa Neves, o CA Amazônia será mais uma ferramenta à disposição do CMA para incrementar e aperfeiçoar o adestramento das tropas, preparando as frações para as operações. “Não há dúvidas de que formamos muito bem os Guerreiros de Selva. Agora avançamos para uma nova etapa: o Centro de Adestramento traz uma capacidade adicional que nos permitirá certificar que as tropas estão plenamente adestradas e prontas para cumprir suas missões operacionais em toda a Amazônia Ocidental”.
O CA-Amz contribuirá diretamente para o aprimoramento do desempenho das tropas, por meio de simulações realistas. Isso permitirá não apenas o adestramento eficaz, mas também a avaliação rigorosa para a certificação das tropas antes de serem empregadas em operações reais.
Mídias Sociais meio