Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
INTEGRAÇÃO

CMA assina protocolo de intenções durante visita ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia

Acessos: 176

O Comando Militar da Amazônia (CMA) e o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) firmaram nesta segunda-feira, 29 de abril, um Protocolo de Intenções com o objetivo de fortalecer a cooperação entre as instituições. A assinatura ocorreu durante visita do Comandante Militar da Amazônia, General Costa Neves, ao local.  

A atividade foi acompanhada de oficiais, subtenentes, sargentos e Comandantes de Organizações Militares e faz parte de uma série de visitas a áreas de potencial turístico e de pesquisas, com o objetivo de projetar junto à comunidade local a percepção do respeito dos integrantes do Exército às raízes, aos valores e às tradições da região amazônica.

Antes da assinatura do Protocolo de Intenções, foi realizada uma apresentação pelo diretor do INPA, Henrique Pereira, sobre a área de atuação e principais atividades do Instituto. Logo na sequência, o General Costa Neves apresentou os trabalhos desenvolvidos pelo CMA, na defesa da soberania da Amazônia Ocidental, como o combate ao desmatamento, ao crime organizado e ao narcotráfico principalmente nas áreas de fronteira.

O Comandante Militar da Amazônia ainda destacou em números, o desempenho das Forças Armadas nas mais diversas operações realizadas na Amazônia, como a CATRIMANI que presta assistência aos Yanomamis e combate os garimpos ilegais.

O General enfatizou, após a assinatura do Protocolo, que com a cooperação firmada as portas se abrem tanto para o Exército Brasileiro, quanto para o INPA possibilitando intercâmbios profissionais para ambas as partes.

Visita ao Bosque da Ciência - Ao fim da assinatura, o General Costa Neves e os militares visitaram as dependências do Bosque da Ciência do INPA, onde conheceram o trabalho de proteção a fauna, pesquisas com plantas e insetos e cuidado com animais aquáticos, como filhotes de peixe-boi e arinhaha, resgatados após serem vítimas de caça ilegal.

A agenda de visitação vai continuar nos meses seguintes com outros pontos a serem visitados como o Teatro Amazonas, Museu da Amazônia (Musa), Fábricas do Polo Industrial de Manaus, dentre outros.

registrado em:
Fim do conteúdo da página