CMA apoia Simpósio de Dermatologia Tropical Brasil-Alemanha com foco em doenças negligenciadas
Comprometido com o bem-estar dos povos originários e a população amazônida, o Comando Militar da Amazônia (CMA), apoia a realização do Simpósio de Dermatologia Tropical Brasil-Alemanha. O evento que acontece de 7 a 11 de outubro, é realizado pela Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) e pela Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (FUHAM), ambas vinculadas à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).
Com a participação de médicos militares alemães e brasileiros, o simpósio fortalece uma parceria de mais de 30 anos entre as Forças Armadas da Alemanha e instituições de saúde do Brasil. Durante o evento, especialistas discutiram práticas clínicas e laboratoriais aplicadas no diagnóstico e tratamento de doenças que afetam as populações da região amazônica.
Além de compartilhar conhecimentos médicos, o simpósio reforça a importância da cooperação bilateral, na troca de experiência nos campos clínicos e laboratoriais, para o combate às doenças que são subdiagnosticadas. A união entre as práticas médicas militares de ambos os países demonstra que a cooperação internacional é fundamental para enfrentar desafios sanitários.
Durante a semana de imersão em Manaus, a comitiva do simpósio visitou o CMA para conhecer o quartel-general. Na ocasião, foram recebidos pelo Comandante Militar da Amazônia, General Costa Neves, acompanhado pelo Chefe do Estado-Maior do CMA, General Calderaro. Ambos conduziram a comitiva ao Espaço Cultural Capitão-Mor Pedro Teixeira, que apresenta de forma ilustrativa e tecnológica a história da Amazônia Ocidental. Após a visita ao espaço, o grupo seguiu para o auditório, onde foi realizado um ciclo de palestras. O Tenente-Coronel Cristian, médico do Hospital Militar de Área de Manaus, e o Coronel Renaldo, da Operação Acolhida, destacaram os trabalhos desenvolvidos no âmbito das ações de atendimento à família militar e à população amazônida, bem como as operações humanitárias e as doenças que geralmente são diagnosticadas na região.
Mídias Sociais meio