CMA aplica Exercício de Adestramento com planejamentos nos níveis operacional e tático
Buscando o permanente estado de prontidão operacional para bem executar suas missões constitucionais, o Comando Militar da Amazônia (CMA), aplicou, no período de 03 a 07 de junho, o Exercício de Adestramento para a 1ª Brigada de Infantaria de Selva, com a finalidade de adestrar o Comando e o Estado Maior dessa grande unidade, que constitui a Força de Prontidão (FORPRON) do CMA.
O adestramento ocorre em uma plataforma digital, com a utilização de tecnologia moderna para alcançar a eficiência operacional em que militares realizam manobras com planejamento operacional e logístico, por meio do software “Combater”, do Comando de Operações Terrestres (COTER). Nesta fase foram realizados os planejamentos nos níveis operacional e tático, além de uma Simulação Construtiva.
A atividade teve por objetivos verificar o planejamento e a condução de operações, por intermédio de Problema Militar Simulado (PMS), com apoio do Simulador de Adestramento de Comando e Estado-Maior (SIMACEM) do Centro de Adestramento – Leste (CA-Leste), localizado na cidade do Rio de Janeiro – RJ.
O adestramento refere-se a um exercício tático envolvendo tropas e todo o material bélico de dotação, operando sistemas simulados, controlados por agentes reais, normalmente numa situação de comandos constituídos. A ênfase dessa modalidade é na interação entre agentes, divididos em forças oponentes que se enfrentam, reagindo a problemas militares apresentados sob o controle de uma direção de exercício.
Mídias Sociais meio