Centro de Instrução de Guerra na Selva realiza atividade de Cooperação Civil-Militar em comunidade
Manaus (AM) – O Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) protagonizou uma marcante ação de solidariedade no último dia 30 de setembro ao realizar uma atividade de Cooperação Civil-Militar (CIMIC) na Comunidade de São Francisco do Mainá, próximo à Base de Instrução Nr 4 (BI-4), Base Pedro Teixeira. Situada às margens do majestoso rio Amazonas e inserida no Campo de Instrução General Sampaio Maia (CIGSM), a iniciativa teve como um dos seus objetivos fortalecer os laços com a população local.
A ação solidária ocorreu no contexto da Fase de Operações dos Cursos de Operações na Selva (COS) Categoria “B” 23/3, destinado a Capitães e Tenentes, e Categoria “C” 23/4, destinado a Subtenentes e Sargentos, e contou, dentro outros, com o apoio do Rotary Club de Manaus. Durante o evento, uma série de serviços e atividades foram oferecidos à comunidade, abrangendo atendimentos médicos e odontológicos, cortes de cabelo, recreação com , trabalhos com a revista Recrutinha, oficinas de pintura, palestras e treinamentos de primeiros socorros.
Além dessas iniciativas de apoio à saúde e bem-estar da comunidade, cestas básicas foram distribuídas e a Banda de Música do Comando Militar da Amazônia (CMA) brindou as entregas com uma emocionante apresentação. A solidariedade também se fez presente com a participação do 7º Batalhão de Polícia do Exército (7º BPE), que expôs seu material e trouxe cães de guerra para demonstrações.
O momento mais solene da atividade foi a cerimônia cívica, onde o Pavilhão Nacional foi hasteado, simbolizando o orgulho e a união entre as Forças Armadas e a comunidade. Como gesto de reconhecimento e gratidão à calorosa acolhida, uma Bandeira do Brasil foi doada ao líder local.
Essa ação reforça o comprometimento do Exército Brasileiro (EB) em contribuir de maneira positiva para a sociedade, em especial às comunidades onde atua, enquanto proporciona um treinamento valioso para seus integrantes. O CIGS e as tropas do EB mostraram mais uma vez que estão prontas não apenas para a defesa da nação, mas também para fortalecer os laços e o bem-estar das comunidades tradicionais da região amazônica.
Imagens: Cb Wesley | Sd Thiago - Com Soc CIGS
Mídias Sociais meio