Capitães Alunos da EsAO Visitam o CIGS e Fazem uma Imersão na Missão do Exército na Amazônia
Manaus (AM) – No dia 1º de novembro, o Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) teve a honra de receber uma visita composta por 120 (cento e vinte) Capitães Alunos do Curso de Infantaria da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO). A visita teve como objetivo proporcionar uma experiência pedagógica única, que não apenas ampliou os horizontes cognitivos dos participantes, mas também enriqueceu suas perspectivas sociais e emocionais. Ao mesmo tempo, ofereceu valiosos insights sobre as operações do Exército Brasileiro (EB) na vasta região amazônica.
Na oportunidade, o Comandante Militar da Amazônia, General de Exército Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves, parabenizou os jovens oficiais pelo importante momento vivido na carreira, os concitou a continuarem se dedicando ao ofício de liderar homens e mulheres em prol do EB e do Brasil e transmitiu importantes informações sobre o trabalho realizado pelo Comando Militar da Amazônia (CMA) na condução de atividades de preparo e emprego para atuação em Operações de Guerra e Não-Guerra, assegurando o devido estado de prontidão para empregar meios, próprios ou adjudicados, em proveito da garantia da soberania nacional, dos poderes constitucionais, da lei e da ordem, em cooperação com o desenvolvimento nacional e do bem-estar social na área estratégica da Amazônia Ocidental.
O Comandante do CIGS, o Coronel Glauco Corbari Corrêa, apresentou aos visitantes o notável trabalho realizado pelo Centro na imensa e desafiadora Amazônia. Durante a visita, os participantes tiveram a oportunidade única de conhecer de perto as particularidades das ações promovidas pelo CIGS na formação dos Guerreiros de Selva, considerados os mais preparados em âmbito mundial, destacando a coesão exemplar da tropa e o elevado profissionalismo que caracteriza seus integrantes.
Ademais, os Capitães foram brindados com uma instrução de Planejamento de Operações na Selva, em que foi trabalhado um tema característico de emprego de tropas em ambiente de selva.
Ao fim da jornada, a comitiva concluiu sua estada com uma visitação ao Espaço Brasileira Amazônia e ao Zoológico do CIGS, sendo mais uma oportunidade de agregar conhecimentos sobre o trabalho de consciência ambiental desenvolvido pelo Centro e sobre os valores e as tradições que compõem a mística do Guerreiro de Selva.
Essas experiências e iniciativas representam um passo significativo no sentido de aumentar a compreensão e a conscientização sobre a importância da região amazônica e o incansável trabalho do Exército Brasileiro em sua defesa, proteção e desenvolvimento.
Mídias Sociais meio