Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
OPERACIONALIDADE

CA-Amz destaca avanços no adestramento das tropas durante encerramento do exercício

Acessos: 76

Uma análise pós-ação para verificar o cumprimento das metas do exercício aplicado pelo Centro de Adestramento Amazônia (CA-Amz) foi realizada nesta sexta-feira (18), no Comando Militar da Amazônia (CMA). Entre os pontos observados positivamente, destacam-se a execução das atividades e a pronta resposta da tropa aos incidentes simulados no campo de Instrução do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS).

Durante uma semana, as Organizações Militares (OM) de Manaus apoiaram a atividade, possibilitando uma preparação intensiva das frações envolvidas, que contou com militares do 1º Batalhão de Infantaria de Selva Aeromóvel (1º BIS Amv), integrantes da Força de Prontidão ‘Lobo D’Almada’, da 1ª Brigada de Infantaria de Selva (1ª Bda Inf Sl).

Foram considerados aspectos como o tempo de preparação, a implementação da metodologia dos Centros de Adestramento e o uso da DSET (Dispositivo de Simulação de Engajamento Tático). Essas etapas culminaram em um produto final de alto valor para o aprimoramento das tropas.

O exercício de certificação avalia as capacidades operacionais para o combate na selva com simulação viva, garantindo um treinamento mais realista e eficaz. De acordo com o Comandante Militar da Amazônia, General Costa Neves, o CA-Amz é um complemento importante às atividades do CIGS. “Fiz questão de que esse adestramento ocorresse com a ideia do CA Amazônia, garantindo uma formatação ainda mais operacional, tanto para os Batalhões quanto para as Brigadas. Nosso objetivo é certificar, ao longo dos próximos anos, para que os militares estejam cada vez mais preparados para o combate na selva”.

O General também ressaltou que, mesmo com as adversidades do cenário real, as tropas agora estão mais capacitadas e se beneficiam dos aprendizados adquiridos durante o adestramento.

Foram levantados os principais aspectos observados durante o exercício, identificando os pontos fortes e os possíveis aprimoramentos. A certificação busca manter as tropas prontas para operar em ambientes de selva, com uma plataforma de treinamento contínuo e especializada, fortalecendo a capacidade de combate e a defesa da Amazônia.

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página