Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Homenagem

Brado de "Selva!" torna-se patrimônio da Amazônia

Acessos: 1070

Manaus (AM) - Neste dia 1º de junho, Dia do Guerreiro de Selva, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou uma seção solene em homenagem à data e entregou diplomas a militares do Exército, Marinha do Brasil, Polícia Militar do Amazonas e Corpo de Bombeiros do Amazonas. Na ocasião, o deputado Dan Câmara, propositor da seção solene anunciou que por lei, agora, o brado “Selva!” passa a ser um Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Amazonas.

“Estamos orgulhosos dos nossos guerreiros de Selva formados e forjados pelo CIGS. A presença destes militares habilidosos na Amazônia contribuiu para a consolidação da conquista da Amazônia, e segue contribuindo em prol da defesa e da proteção desta região. Agradecemos o deputado Dan Câmara por esta seção solene”, detalhou o Comandante Militar da Amazônia (CMA).

O deputado Dan Câmara agradeceu a presença de todos os militares e recordou de quando realizou o Curso de Operações na Selva (COS) e o quanto isso o forjou em sua carreira profissional e pessoal. Anunciou ainda que foi aprovada a lei em que a continência e o brado de “Selva!” passam a ser Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Amazonas. “Com essa lei, agora, mais do que nunca, o brado de ‘Selva!’ nos pertence”, afirmou.

Dia 1º de junho é a data de nascimento do Coronel de Artilharia Jorge Teixeira de Oliveira, mais conhecido como “Teixeirão” (1921-1987). O gaúcho apaixonado pela Amazônia fez história ao ser o primeiro comandante, ainda como major, do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS). E, além de outros feitos, o Coronel Teixeira também foi o idealizador e o primeiro comandante do Colégio Militar de Manaus (CMM).

Citando o Gen Ex Rodrigo Octávio afirmamos que: “Árdua é a missão de desenvolver e defender a Amazônia. Muito mais difícil, porém, foi a de nossos antepassados de conquistá-la e mantê-la”. “A selva nos une!”

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página