Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
OPERACIONALIDADE

Ações na Terra Indígena Vale do Javari somam 5400 km de patrulhamento e 2300 atendimentos médicos

Acessos: 69

O Comando Militar da Amazônia tem intensificado sua presença na Terra Indígena Vale do Javari (TIVJ) e seu entorno, no extremo oeste do Amazonas, combatendo os ilícitos transfronteiriços e ambientais, protegendo o meio ambiente e apoiando as comunidades indígenas em suas necessidades. As ações do CMA, conduzidas pela 16ª Brigada de Infantaria Selva, ocorrem em três vertentes: atuação permanente dos Pelotões Especiais de Fronteira (PEF), operações preventivas e repressivas (Braço Forte) e Ações Cívico-Sociais (ACISO) (Mão Amiga). As ações são executadas de forma integrada com as agências que atuam na TIVJ.

Na calha do rio Javari, o 1º PEF e o 4º PEF - Palmeiras do Javari e Estirão do Equador, respectivamente, desempenham um papel estratégico na vigilância, defesa e proteção da região, colaborando no combate aos ilícitos supramencionados. Além de suas funções militares, esses PEF também apoiam as comunidades indígenas e ribeirinhas, reforçando a soberania nacional e a proteção das áreas mais isoladas da TIVJ.

Neste ano, a 16ª Bda Inf Sl conduziu várias operações na região do Vale do Javari, aumentando a segurança e coibindo os ilícitos ambientais. As ações obtiveram resultados expressivos como a apreensão de 4,2 toneladas de cocaína e pasta-base, 3 toneladas de carne de caça e pesca ilegais e 2.300 m³ de madeiras. Dezenas de munições e armas ilegais foram retidas e entregues aos órgãos competentes. Foram quase 5.400 km de rios e estradas patrulhadas, que resultou na fiscalização de 2.900 embarcações, 1.200 veículos e 10.800 pessoas.

As ACISO levam apoio de saúde e proporcionam lazer e cidadania aos povos originários e amazônidas no Vale do Javari. Em 2024, ocorreram 2.300 procedimentos e atendimentos. Foram distribuídos mais de 560 kits de higiene bucal e fornecidos medicamentos, vacinas e testes laboratoriais. Ainda, 43 eletrocardiogramas e 19 ultrassonografias foram realizados para aprimorar os diagnósticos.

As ações do CMA na TIVJ são coordenadas e integradas com as atividades das diversas agências e órgãos que atuam na região. EB, Marinha do Brasil, PF, IBAMA, UNIVAJA, FUNAI, DSEI, PMAM e Secretarias Municipais de Saúde trabalham em conjunto e sinergia, com efeito multiplicador nos resultados em prol da proteção do meio ambiente e da qualidade de vida de indígenas e ribeirinhos.

A atuação do CMA na TIVJ, em cooperação com outros órgãos, reforça a presença do Estado brasileiro nessa imensa e desafiante região, garantindo a soberania nacional. Ao mesmo tempo, as ações fortalecem o sentimento de pertencimento dos povos originários e amazônidas e contribuem para a preservação e proteção de suas culturas.

registrado em:
Fim do conteúdo da página