Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
INTEGRAÇÃO COM A SOCIEDADE

Ações Cívico-Sociais levam serviços essenciais aos povos originários no Vale do Javari

Acessos: 118
imagem sem descrição.

Em constante compromisso e respeito para com as comunidades da Terra Indígena Vale do Javari (TIVJ) e os amazônidas que residem no seu entorno, a 16ª Brigada de Infantaria de Selva, por meio do Comando de Fronteira SOLIMÕES/8⁠º BIS, realizou dezenas de Ações Cívico-Sociais (ACISO) em toda a região, de janeiro a setembro do corrente ano. A iniciativa realizou mais de 2.300 procedimentos e atendimentos, em comunidades indígenas e ribeirinhas, incluindo, ainda, as sedes dos municípios de Atalaia do Norte e Benjamin Constant, reforçando o engajamento do Comando Militar da Amazônia na proteção e no bem-estar dos povos originários e das pessoas que habitam essa vasta e desafiadora área do território brasileiro.

A integração entre a UNIVAJA (União dos Povos Indígenas do Valendo Javari), o DSEI (Distrito Sanitário Especial Indígena), a FUNAI de Atalaia do Norte, a Coordenação das Bases de Proteção Etnoambiental, as Secretárias de Saúde de Atalaia do Norte e de Benjamin Constant e as tropas da Brigada das Missões é essencial para realização das ACISO e para a proteção do Vale do Javari e seus povos indígenas.

ACISO ofereceu um amplo leque de serviços, incluindo atendimentos médico-odontológicos e enfermagem. No âmbito odontológico, dezenas de procedimentos foram executados e distribuídos mais de 560 kits de higiene bucal e fornecidos medicamentos, vacinas e testes laboratoriais. Ainda, 43 eletrocardiogramas e 19 ultrassonografias foram realizados para aprimorar os diagnósticos.

Além dos serviços de saúde, a ação também promoveu o bem-estar das comunidades, por meio de atividades como corte de cabelo, esporte e brincadeiras diversas, fortalecendo a integração entre os militares e a população assistida. 

Essas ações reafirmam o sentimento de pertencimento, soberania, integração e, acima de tudo, a presença do Estado na região, por meio das ações do Comando Militar da Amazônia, assegurando assistência às comunidades locais, contando com o apoio contínuo do Exército Brasileiro para seu bem-estar e preservação e proteção de suas culturas.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página