Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > 6º Batalhão de Engenharia de Construção interrompe fluxo do garimpo no contexto da Operação Catrimani II
Início do conteúdo da página
OPERACIONALIDADE

6º Batalhão de Engenharia de Construção interrompe fluxo do garimpo no contexto da Operação Catrimani II

Acessos: 169

No contexto das ações de combate ao garimpo ilegal realizadas pela Operação Catrimani II, o 6º Batalhão de Engenharia de Construção (6º BEC), em coordenação com a FUNAI, realizou o melhoramento da barreira fluvial de Palimiú, Terra Indígena Yanomami, no Estado de Roraima.  

Na ocasião, foi realizada a manutenção nos cabos de aço já existentes, além de ser instalada a sinalização fluvial necessária às atividades de inspeções e revistas de embarcações, contribuindo sobremaneira para a diminuição das atividades ilegais na região. 

Somando-se a esta ação, em coordenação com o IBAMA, foi realizada também a destruição de 16 pistas de pouso ilegais na Terra Indígena Yanomami. 

As destruições visam a interrupção do fluxo logístico utilizado para cometimento de ilícitos, ajudando na diminuição das atividades ilegais na Terra Indígena.

 

COMANDO CONJUNTO CATRIMANI II 

A Operação CATRIMANI II é uma ação conjunta entre órgãos de Segurança Pública, Agências e Forças Armadas, em coordenação com a Casa de Governo de Roraima, no emprego, temporário e episódico, de meios na Terra Indígena Yanomami, em cumprimento à Portaria GM-MD N° 1511, de 26 de março de 2024, que visa agir de modo preventivo e repressivo contra o garimpo ilegal, os ilícitos transfronteiriços e os crimes ambientais.

registrado em:
Fim do conteúdo da página