6º Batalhão de Engenharia de Construção interrompe fluxo do garimpo no contexto da Operação Catrimani II
No contexto das ações de combate ao garimpo ilegal realizadas pela Operação Catrimani II, o 6º Batalhão de Engenharia de Construção (6º BEC), em coordenação com a FUNAI, realizou o melhoramento da barreira fluvial de Palimiú, Terra Indígena Yanomami, no Estado de Roraima.
Na ocasião, foi realizada a manutenção nos cabos de aço já existentes, além de ser instalada a sinalização fluvial necessária às atividades de inspeções e revistas de embarcações, contribuindo sobremaneira para a diminuição das atividades ilegais na região.
Somando-se a esta ação, em coordenação com o IBAMA, foi realizada também a destruição de 16 pistas de pouso ilegais na Terra Indígena Yanomami.
As destruições visam a interrupção do fluxo logístico utilizado para cometimento de ilícitos, ajudando na diminuição das atividades ilegais na Terra Indígena.
COMANDO CONJUNTO CATRIMANI II
A Operação CATRIMANI II é uma ação conjunta entre órgãos de Segurança Pública, Agências e Forças Armadas, em coordenação com a Casa de Governo de Roraima, no emprego, temporário e episódico, de meios na Terra Indígena Yanomami, em cumprimento à Portaria GM-MD N° 1511, de 26 de março de 2024, que visa agir de modo preventivo e repressivo contra o garimpo ilegal, os ilícitos transfronteiriços e os crimes ambientais.
Mídias Sociais meio