5 de setembro é comemorado o Dia da Amazônia
O Dia da Amazônia é uma data em que surgem reflexões a respeito da conservação da biodiversidade e dos recursos naturais presentes de forma dominante na região em que o Comando Militar da Amazônia (CMA) atua. O bioma está entre os mais ricos e essenciais para a vida no mundo, e abriga a maior floresta tropical.
Este bioma Amazônia ocupa 60% do território brasileiro e abrange oito países além do Brasil (Peru, Colômbia, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname, Venezuela e Guiana Francesa). Em território brasileiro abriga, hoje, pelo menos 30 milhões de pessoas, sendo a maior floresta tropical e a mais biodiversa.
A data de 5 de setembro foi instituída pela Lei 11.621, de 2007, em uma referência à criação da Província do Amazonas, em 5 de setembro de 1850, pelo imperador Dom Pedro II. Neste dia, as riquezas naturais chamam a atenção da sociedade, uma região conhecida por seus desafios logísticos, principalmente devido à sua vastidão e localização remota, é neste cenário que o Exército Brasileiro se faz presente.
Neste ano, o CMA realiza durante todo o ano o plantio de mudas nativas com base no projeto "Uma árvore para cada soldado". Em todas as Organizações Militares do CMA vinte e mil mudas de árvores estão sendo plantadas para evidenciar a importância da preservação da floresta. Com essa ação, busca-se transmitir a mensagem de conscientização para que atividades ambientais se espalhem, inspirando mais pessoas a contribuir para a preservação do nosso planeta.
Além disso, como órgão estratégico do Exército Brasileiro, o CMA exerce sua presença em uma vasta área de aproximadamente 5 milhões de km², englobando os estados do Acre, Rondônia, Roraima e Amazonas para cumprir sua missão de defesa da Amazônia Ocidental, mantendo cerca de 20 mil militares em prontidão permanente, realizando ações humanitárias e operacionais voltadas ao atendimento da população local, ribeirinhos e indígenas, bem como o combate a crimes transfronteiriços e ambientais.
O CMA visa contribuir para garantir a soberania nacional, os poderes constitucionais, a lei e a ordem, além de cooperar para o desenvolvimento nacional e o bem-estar social na área estratégica da Amazônia. São mais de 9 mil quilômetros de fronteira, três vezes maior que a fronteira entre os Estados Unidos da América (EUA) e o México.
Com essas iniciativas de preservação e defesa, o CMA busca proteger a biodiversidade e os recursos naturais da região. Ao contribuir para a segurança e o bem-estar da população local em um cenário desafiador e de vastas proporções, tem seguido com o compromisso do Exército Brasileiro na Amazônia ao exercer seu papel fundamental na manutenção da soberania nacional e no apoio ao desenvolvimento sustentável dessa área estratégica.
Mídias Sociais meio