4º Batalhão de Aviação do Exército comemora 30 anos de criação
Manaus (AM) — No dia 13 de abril, o 4º Batalhão de Aviação - Esquadrão Coronel Ricardo Pavanello celebrou seu 30º aniversário de criação em uma vibrante formatura no hangar 2 da Unidade, A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, além de convidados. O evento foi presidido pelo Sr Gen Ex Achilles Furlan Neto, Comandante Militar da Amazônia.
Durante a comemoração, personalidades civis e militares receberam o diploma de "Amigo do Batalhão", em reconhecimento à relevante contribuição para o sucesso das inúmeras atividades desenvolvidas pelo Batalhão. Os militares destaques de suas respectivas subunidades receberam uma moeda comemorativa em homenagem à data.
O Ten Cel Oliveira, comandante da Unidade, relembrou os feitos desses 30 anos de voos sobre a imensa e rica Amazônia, destacando a prontidão do Esquadrão Coronel Ricardo Pavanello para atuar a qualquer hora e em qualquer lugar onde for necessária uma aeronave.
Breve histórico
O 4º Batalhão de Aviação do Exército (BAvEx) foi criado em 1993, em resposta a um ataque das Forças Armadas Revolucionárias Colombianas (FARC) contra integrantes do Exército Brasileiro na fronteira entre Brasil e Colômbia. A unidade de aviação foi criada para atuar como peça de manobra de combate, apoio ao combate e apoio administrativo e logístico na região amazônica.
Desde então, a unidade sofreu diversas ampliações visando atender às crescentes necessidades operacionais do Comando Militar da Amazônia. A atual estrutura física, orgânica e humana da unidade foi forjada nas mais críticas circunstâncias, com todas as dificuldades e adversidades possíveis, e é resultado do empenho, força, suor, fé, abnegação e crença no futuro da Organização Militar por parte de personalidades, integrantes, veteranos e autoridades. A missão do 4º BAvEx é prover aeromobilidade ao Comando Militar da Amazônia.
Imagens: SGT BERLIM
Mídias Sociais meio